Espíritas e Evangélicos acreditam no mesmo Jesus? (Partes 3 e 4)

 (Parte 3)

Por Redação: Exame da Doutrina Espírita  (Atualização Maio 2016)

Quem é Jesus para os evangélicos?

Para nós, cristãos, evangélicos, Jesus é:

Deus: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (Jo 1:1).

“Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!” (Jo 20:28)

“porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade” (Cl 2:9).

“mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de eqüidade é o cetro do seu reino” (Hb 1:8).

Deus que se fez carne: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1:14). 

Deus Filho igual ao Deus Pai: “Que sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus”(Fp 2.6).

Criador de tudo: “Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez” (Jo 1:3).

“Estava no mundo, o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu” (Jo 1:10).

Eterno: “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente” (Hb 13:8).

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Is 9.6)

Onisciente: “Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia” (Jo 2:24).

“E não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem”( Jo 2:25). Ver também: Lc 19.41-44; Jo 6.64; 18.4.

Onipresente: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”(Mt 18:20).

“Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém” (Mt 28:20).

Onipotente: “chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra” (Mt 28:18).

“Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso”(Ap 1:8).

Salvador dos homens: “Disse Jesus: Se alguém ouve as minhas palavras, e não lhes obedece, eu não o julgo. Pois não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo” (Jo 12:47).
“Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido” (Lc 19:10).

O único que pode nos dar a salvação: “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (At 4:12).

*******************************************************************************************************
(Parte 4) 

Como vimos, as diferenças são gritantes. De fato, não cremos no mesmo Jesus! Não acreditamos que Jesus precisava passar por provas, expiações para alcançar um estado de perfeição, pois ele já era perfeito. Não tinha pecado algum, não cometeu pecados, ao ponto de confrontar seus acusadores perguntando-lhes: “qual de vocês pode me acusar de algum pecado? Se estou falando a verdade, porque vocês não crêem em mim?”(Jo 8:46)

Não importa em qual Jesus acreditem, se é o Jesus bonzinho, se é o Jesus caridoso, se é o Jesus que veio ser exemplo, o Jesus que era apenas um espírito superior que ainda precisava alcançar a perfeição. Na realidade Cristo é muito mais que isso! 

Pois se esse Jesus não for aquele o qual é o Deus que se fez carne, morreu por amor de nós para nos salvar da perdição eterna, então estarão crendo em um ‘‘outro” Jesus (2 Co 11.4).
E isso é algo muito sério. Certa vez o Mestre falou: “Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que Eu Sou, morrereis nos vossos pecados(Jo 8:24).

Não crer no verdadeiro Cristo é muito perigoso, pois compromete o destino eterno de uma pessoa. Que os nossos amigos espíritas possam conhecer a realidade do amor de Jesus Cristo e a Sua verdade a tempo! 

Jesus é a verdade que liberta! Ele disse: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará(Jo 8.32).

******************************************************************************







Licença Creative Commons
A obra Espíritas e Evangélicos acreditam no mesmo Jesus? de Discípula de Cristo foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.

2 comentários:

  1. Missao,Jesus veio a esta terra com uma finalidade, de com seu exemplo fazer com que nós que somos espíritos imperfeitos possam se evoluir através da lei suprema do amor. Parece mais q a altora está interessada em provocar discussão, mas ainda está na beira da praia do aprendizado, o bom aprendiz e flexível, de nada adianta estudar com viseira de burro, olhando só para um lado, mergulhe mais nos estudos e deixe suas suposições apenas para vc se se se, Jesus o autor da vida neste nosso planeta, se fez carne habitou entre nós para nós mostrar o caminho, esta foi a missão dele. Se se se são suposições SAS dissipula e não o espiritismo que afirma não se explica um texto fora do contexto, muita paz!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Anônimo, de fato Jesus também veio ser exemplo. Mas o problema é ponto cego encontrado na doutrina onde para ser "perfeito" ele não poderia estar encarnado, caso contrário não seria puro. E como um espírito encarnado "não teria nada a pagar" se a própria doutrina espírita ensina que todos os encarnados ainda estão em processo de expiação?

    O artigo foi fruto de um estudo acurado. A defesa cega é muito prejudicial, pois impede a pessoa de ver a verdade que está bem ali, diante dela, muitas vezes.

    Grata pela sua participação e muita paz para ti também!

    ResponderExcluir