Espiritismo condena outras crenças?


Apesar de o Espiritismo  afirmar tolerância para com outros credos, não é isso o que vemos em certos sites, blogs espíritas e etc. Há um tom condenatório à crença na Bíblia e na Codificação espírita lemos coisas nada favoráveis  a outros tipos de fé. Há uma declaração que diz:  “De acordo com a nova revelação , Deus não é somente de um único povo. As religiões que têm um Deus parcial e cioso são intolerantes, meticulosas na forma pois essa parcialidade está contaminada pela fraqueza humana.” (A Gênese, itens 23, 24, FEB).


Ao contrário do que foi afirmado vemos muito exclusivismo por parte dos livros escritos por Kardec. Examinemos:



Exclusivismo Religioso:



a) Astrologia, feitiçaria, magia são chamadas de  crenças ridículas: 

“mesmo se dá com o Espiritismo, relativamente à magia e à  feitiçaria, que se apoiavam tb na manifestação dos espíritos, como a astrologia no movimento dos astros;mas, ignorantes das leis que regem o mundo espiritual, misturavam, com essas relações, práticas e crenças ridículas, com as quais o moderno espiritismo, fruto da experiência e da observação, acabou. Certamente, a distancia que separa o Espiritismo da magia e da feitiçaria é maior do que a que existe entre a Astronomia e a Astrologia. Confundi-las é provar que de nenhuma se sabe patavina.”  (A GÊNESE, Cap1, item 19,FEB, grifo nosso)



b) Espiritismo diz que condena a magia:

“Nós perguntamos: que há de comum entre as operações da magia e as evocações espíritas?”  


“Houve tempo em que tais operações faziam fé e acreditava-se na sua eficácia, mas hoje são simplesmente ridículas. Ninguém as toma a sério, e o Espiritismo condena-as. Na época em que florecera a magia, era imperfeita a noção sobre a natureza dos Espíritos, geralmente havidos por seres dotados de pode sobre-humano.” (O Céu e o Inferno, Cap 10, item 9, FEB, grifo nosso).


c) Talismãs  são absurdos:

“A virtude dos talismãs só existem na mente de pessoas simplórias, nunca um bom Espírito aconselha esses absurdos.” (O Céu e o Inferno, Cap 10, item 9, FEB, grifo nosso).



d) A Igreja Católica desviou a verdadeira religião. O Espiritismo vai restaurar e instituí-la : 

“O Espiritismo é chamado a desempenhar imenso papel na Terra. Ele reformará a legislação ainda tão frequentemente contrária às leis divinas; retificará os erros da História; restaurará a religião do Cristo. Que se tornou, nas mãos dos padres, objeto de comércio e de tráfico vil; instituirá a verdadeira religião, a religião natural que parte do coração e vai diretamente a Deus, sem se deter nas franjas de uma sotaina, ou nos degraus de um altar. (Obras Póstumas,Pág 363, FEB, grifo nosso).


e)O Espiritismo acabará para sempre com o Ateísmo:

“Extinguirá para sempre o ateísmO e o materialismo, aos quais alguns homens foram levados pelos incessantes abusos dos que se dizem ministros de Deus.” (Obras Póstumas,Pág 363, FEB, grifo nosso).


f) Todos vão girar em torno do Espiritismo:

“Essa a fé que o Espiritismo faculta e que doravante será o eixo em torno do qual girará o gênero humano,quaisquer que sejam os cultos e as crenças particulares.” (A Gênese, Cap 18, item 17, FEB, grifo nosso).

g) O Espiritismo vai converter toda a humanidade:

A doutrina de Moisés, incompleta, ficou circunscrita ao povo judeu; a de Jesus, mais completa, se espalhou por toda a Terra, mediante o Cristianismo, mas não converteu a todos; o Espiritismo, ainda mais completo, com raízes em todas as crenças, converterá a humanidade. (A Gênese, Cap 17, item 40, FEB, grifo nosso).

h) O mundo está perdido sem o Espiritismo: 

Sem a terceira revelação o mundo estaria irremediavelmente perdido pelo choque das mais desencontradas ideologias materialistas e violentistas – A Editora da FEB, em 1948. (Evangelho Segundo Espiritismo, cap 19, Nota de rodapé, pág 303, FEB, grifo nosso).

Diante de tais ensinamentos não se precisa de muito esforço pra entender que o Espiritismo codificado por Kardec é tão exclusivista como qualquer religião. E o mais curioso disso tudo é que em Obras Póstumas diz que o fundador da nova doutrina inscrevera em sua bandeira palavras como tolerância. (Obras Póstumas, pg 14, FEB, grifo nosso).

Mas que tolerância é essa que chama as crenças alheias de ridículas? Que condena abertamente a magia? Que chama de absurdo os talismãs? Que diz que sem o Espiritismo  o mundo estaria perdido, afirmando que todos vão girar em torno dele? 

Conclusão:

De acordo com o que acabamos de ler, o Espiritismo também exclui outras crenças.


Disse Jesus: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” João 8.32

Atualização: Maio/ 2016

Licença Creative Commons
A obra Espiritismo condena outras crenças? de Discípula de Cristo foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.

4 comentários:

  1. kkk como assim os espiritas??? Só porque sou espirita tenho que acreditar em td... Bom tudo e ponto de vista neh, fazer oque se ainda tem gnt que pensa assim! (e não estou falando dos espiritas pq eles pelo menos questionam e não ficam idolatrando falsos profetas que no meio de suas preces dizem que são deus... fala sério isso sim e julgável )

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa noite, Alicia. Veja, houve um desvio de assunto. A questão em pauta não é acreditar ou deixar de acreditar, mas sim o fato de que a Codificação Espírita também condena outros credos.

    Na fé,

    ResponderExcluir
  3. A blogueira insiste em pegar pedaços aqui e acolá dos livros espíritas para tecer suas conclusões tendenciosas. O espiritismo não persegue nenhuma religião só condena falsas práticas que a nenhum resultado de progresso moral levam. A bíblia teve a sua importância, mas o espiritismo veio desenvolver e esclarecer a parte moral onde qualquer um qualquer culto poderia se unir sem discussões e controvérsias. Os milagres, as predições, as palavras que foram tomadas pela igreja para fundamento dos seus dogmas foram deixadas de lado porque nenhum resultado traz para a nossa evolução. A blogueira deveria colar o texto na íntegra porque muitas explicações estão antes ou depois do pedaço retirado. So não faz isso porque teria a sua argumentação derrubada por total falta de fundamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      As pesquisas para escreve os artigos foram feitas de forma criteriosa. Não tem essa de pegar aqui, ali, lá ou acolá! Várias passagens paralelas fundamentam o que o artigo está dizendo.

      Você disse que o Espiritismo veio desenvolver e esclarecer a parte moral? Qual, a vigência da pena de talião? Ou encarnar/ reencarnar em macacos? Canibalismo, inclusive afirmando que Kardec foi um?! Afirmando que crenças como astrologia, magia são ridículas? Criticando ferozmente o catolicismo e etc? Enfim... o todo da doutrina espírita, fundamenta o que o artigo está esclarecendo.

      Obrigada pela participação.

      Excluir