Espiritismo diz: Jesus não é Deus – Parte 7 (Predição dos Profetas, com relação a Jesus)

Diz o livro Obras Póstumas : “Além das afirmações de Jesus e da opinião dos apóstolos, há um testemunho cujo valor os crentes mais ortodoxos não poderiam contestar, pois que o apontam constantemente como artigo de fé: é o do próprio Deus, isto é, o dos profetas falando por inspiração e anunciando a vinda do Messias. Ora, aqui vão as passagens da Bíblia consideradas como predição desse grande acontecimento.” (OP, pg 177, FEB).

De fato, não contestamos o que os profetas disseram, nem o que Jesus disse sobre si mesmo e nem o que os apóstolos falaram sobre Ele. O problema do codificador espírita é que ele pegou parcelas das mensagens sem se importar com a opinião global deles. Pois quando colocamos as passagens bíblicas em seus devidos lugares, o que vemos é algo plenamente diferente do que disse Kardec.

O que Allan Kardec fez foi tentar mostrar novamente, pois ele repetia isso sem parar, que Jesus era diferente do Pai. Então pegou a declaração dos profetas quanto ao nascimento e missão do Messias para mostrar que o Pai era um e Jesus outra pessoa. A diferença de ambos está explicada nos artigos anteriores.

O que foi omitido de propósito:

Isaias 7.14: “Eis por que o Senhor mesmo vos dará um sinal: uma virgem ficará grávida e parirá um filho e ele se chamará Emmanuel.”

O nascimento virginal de Cristo se refere à encarnação do Verbo (...e o Verbo era Deus; e o Verbo se fez carne e habitou entre nós – Jo 1.1;3). Mateus 1.22 nos diz que Emanuel significa Deus conosco. Verdadeiramente Jesus era e é Deus conosco! Ninguém pôde ser e fazer o que Cristo é e fez!

Isaias 9.6 por exemplo vemos o Messias sendo chamado de: “Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. Um ser humano qualquer não pode ser chamado de Pai da Eternidade, pois só Deus é eterno. Lá em Hebreus 13.8 diz: “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente” Quem pode ser eternamente a não ser Deus? Essas observações quanto a esses atributos divinos aplicados Cristo não foram comentados propositalmente pelo codificador espírita. Os profetas falaram sobre a missão terrena do Messias, mas também relataram a origem eterna dele.

Quanto a Miquéias 5.4 foi “esquecido” a citação do versículo 2 onde sua preexistência é citada desde os dia da eternidade. E qual ser humano, qual pessoa, qual criatura é desde a eternidade a não ser Deus?

“E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”( Mq 5.2). É ignorada também que o Novo Testamento nos mostra que Deus (o Pai) fala do Filho: “ó Deus o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos” Hb 1.8.

Quanto a Zacarias 9 também foi deixado de lado que o texto mostra YHWH fazendo um discurso onde de repente algo muito impactante é dito pelo próprio Senhor:

v. 4 “ Naquele dia, diz O SENHOR, ferirei de espanto a todos os cavalos, e de loucura os que montam neles; e sobre a casa de Judá abrirei os meus olhos, e ferirei de cegueira a todos os cavalos dos povos”.

Quando chegamos no versículo 10 lemos: E sobre a casa de Davi,e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e o prantearão como quem pranteia por um unigênito; e chorarão amargamente por ele como se chora amargamente pelo primogênito.

Esse capítulo fala sobre o futuro de Israel. Está ligada à escatologia bíblica. Mas tem um detalhe super importante. Quem fala é Deus - YHWH. Ele faz seu discurso e quando chega no vers. 10 diz: olharão para mim a quem transpassaram”. A única pessoa que foi traspassada foi Jesus cumprindo essa parte da profecia. Ou seja, Kardec citou o cap 9.9,10, mas não leu o capítulo inteiro para entender que quem estava transmitindo a mensagem era o próprio Deus!

Vamos conferir:

“Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.

E aquele que o viu testificou, e o seu testemunho é verdadeiro; e sabe que é verdade o que diz, para que também vós o creiais.

Porque isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: Nenhum dos seus ossos será quebrado.

E outra vez diz a Escritura: Verão aquele que traspassaram.” João 19.24-37

“Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.” Apocalipse 1:7

Finaliza ainda essa parte dizendo que tal ensinamento sobre a deidade de Jesus é uma doutrina inventada 3 séculos depois. Bom, já citamos as fontes bíblicas tanto no AT como no NT falando sobre a crença na divindade de Cristo, fora os documentos patrísticos. Portanto alegar que tal crença é invenção posterior não condiz com a realidade dos ensinos bíblicos. Se uma pessoa não acredita nisso não é porque a Bíblia não ensina, mas porque decidiu não crer sabe-se lá por quais motivos. Agora, pegar trechos da Bíblia não avaliando o capítulo todo, não comparando outras referências bíblicas dá nisso o que acabamos de ler, opiniões distorcidas tendo como base pesquisas mal feitas, parciais e tendenciosas.

Atualizado: Maio/2016
Licença Creative Commons

O trabalho Espiritismo diz: Jesus não é Deus – Parte 7 (Predição dos Profetas, com relação a Jesus de Discípula de Cristo foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário