Contradição entre Terapia de Vidas Passadas e Reencarnação sem memória

O Espiritismo ensina que as pessoas precisam reencarnar para pagar por todos os erros que praticaram em outras vidas. Mas tem um “pequeno detalhe” que faz toda a diferença nesse vai e vem das almas: o indivíduo vai reencarnar sem memória alguma, ou seja, ele nem vai saber o porquê estará aqui e não vai saber onde e como errou para corrigir suas faltas antigas.

Segundo essa crença, quanto mais sem memória a pessoa for ela se torna mais “senhora de si”, será? Você já viu alguém desmemoriado sendo senhor de si?

Vamos ler um trecho de O Livro dos Espíritos (LE) onde tal pensamento é ensinado:

“Não pode o homem, nem deve, saber tudo. Deus assim o quer em sua sabedoria. Sem o véu que lhe oculta certas coisas, ficaria ofuscado, como quem, sem transição, saísse do escuro para o claro. Esquecido de seu passado ele é mais senhor de si.” (O Livro dos Espíritos, nº 392, FEB, grifo nosso).

Tal situação nos mostra que uma pessoa estaria sendo responsabilizada por aquilo que nem ela mesma sabe! A única coisa que ficaria na mente do “reencarnado” é uma intuição, uma certa inteligência que o permitiria saber a diferença entre o bem e o mal. (LE,nº 393, FEB).

Onde entra a questão contraditória? Na Terapia de vidas passadas (TPV)! Ao mesmo tempo que é dito que a pessoa reencarna sem lembrança alguma, por outro lado é falado que ela pode fazer TPV.

Em O Livro dos Médiuns, capítulo 26, nº 290, na pergunta de nº 15 lemos: 
“Podem os Espíritos dar-nos a conhecer as nossas existências passadas?"

A resposta: “Deus algumas vezes permite que elas vos sejam reveladas, conforme o objetivo.”

Ora, mas “esquecendo-se do seu passado o indivíduo se torna mais ‘senhor de si’”? (O Livro dos Espíritos, nº 392, FEB)

A segunda parte dessa questão diz:

“Assim como não podemos conhecer nossa individualidade anterior, segue-se que também nada podemos saber do gênero de existência que tivemos, da posição social que ocupamos e dos defeitos que em nós predominam?”

Resposta: “Não, isso pode ser revelado, porque dessas revelações podeis tirar proveito para vos melhorardes."

Bom, isso quer dizer que a pessoa não pode saber o que aconteceu com ela através de sua própria mente, mas os supostos "outros espíritos" podem tomar conhecimento? Seria justo e coerente outras pessoas saberem mais da vida de um indivíduo do que ele próprio?

E para piorar essa amnésia reencarnatória, o Espiritismo informa que a mente de uma pessoa pode ser sugestionada pelos espíritos.

“Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?”

“Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinário, são eles que vos dirigem.” (O Livro dos Espíritos, nº 459, FEB)

E tem um porém nisso tudo. A sugestão pode ter procedência duvidosa uma vez que é dito que espíritos inferiores podem se passar por espíritos de pessoas conhecidas e respeitadas!

“Um fato demonstrado pela observação e confirmado pelos próprios Espíritos é o de que os Espíritos inferiores muitas vezes usurpam nomes conhecidos e respeitados."(O Livro dos Espíritos, Introdução, item 12)

E que é difícil comprovar a identidade de quem se manifesta:

“Quem pode, pois,a afirmar que os que dizem ter sido, por exemplo, Sócrates, Júlio César, Carlos Magno, Fénelon, Napoleão, Washington, etc., tenham realmente animado essas personagens? Esta dúvida existe mesmo entre alguns adeptos fervorosos da Doutrina Espírita, os quais admitem a intervenção e a manifestação dos espíritos, mas inquirem como se lhes pode comprovar a identidade. Semelhante prova é, de fato, bem difícil de produzir-se. Conquanto, porém, não o possa ser de modo tão autêntico como por uma certidão de registro civil, pode-o ao menos por presunção, segundo certos indícios”. (O Livro dos Espíritos, Introdução, item 12, grifo nosso)

Se é difícil saber quem é quem em uma sessão mediúnica, se é difícil saber a veracidade da comunicação do espírito que está entrando em contato, como poderia ter crédito alguma informação sobre supostas vidas passadas transmitida por eles?

A Bíblia nos informa que Satanás se transforma em anjo de luz e seus ministros em ministros da bondade (2 Coríntios 11.13,14), isso nos mostra que o reino espiritual pode ser manipulado pelas trevas de modo que espíritos do engano (demônios) podem se passar por espíritos do bem.

Na realidade, a regressão (TPV) nem deveria ser ensinada pelos espíritas. Se é dito que todos tem que nascer desmemoriados e que a lembrança pode trazer perturbações ao espírito, dessa forma não faz sentido a pessoa tentar se lembrar da vida passada nessa vida. Então, que já nascesse com memória sem precisar fazer a tal suposta regressão.

Acreditar em “revelações” vindas de espíritos do além, sabendo que eles podem interferir e impregnar “lembranças” que nunca existiram ,seria estar em um terreno escorregadio. Se a reencarnação existisse e fosse justa o indivíduo teria que ser o primeiro a saber quem ele foi em alguma outra existência. 

"Ao homem está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo" (Hebreus 9.27) 

Atualizado: Maio/2016

Licença Creative Commons
O trabalho Contradição entre Terapia de Vidas Passadas e Reencarnação sem memória de Discípula de Cristo foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

4 comentários:

  1. Bom nós espiritas não aceitamos essas terapias de vidas passadas pois se voltamos a reencarnar para reparar erros não vamos nos lembrar para não nos atrapalhar na evolução.. ex: se vim nessa vida para cuidar de minha mãe que em outra reencarnação eu a matei não vou mi lembrar, pensa se soubesse disso seria quase impossível cuidar de coração! Deus e bom e não deixaria que isso acontecesse.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Alicia, seja bem vinda!

    Muitos espíritas acreditam em TVP e dizem que a fazem. Agora, verdadeiras correções seriam feitas caso a pessoa se lembrasse dos males que ela praticou em supostas outras vidas e agisse de forma a não cometê-las novamente. Agora uma coisa é questionável. No Livro A Gênese cap 11, nº 21 diz que quando a pessoa volta ao mundo espiritual ela vê como aplicou a sua vida, de forma positiva ou negativa.

    Se a pessoa fica sem memória quando supostamente reencarna para não ficar perturbada, porque a memória volta depois que ela supostamente desencarna? Lá no mundo espiritual onde nada mais pode ser reparado ela se lembra, agora aqui na terra onde ela deveria se lembrar para se corrigir, perde a memória?! Não faz sentido.

    Na fé de Nosso Senhor Jesus Cristo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faz sentido Deus criar o mal sabendo que nós iríamos atrás do que é ruim e depois mandar um filho para livrar o mundo do mal que ele mesmo criou, no entanto você acredita em deus não é?
      então pronto.

      Excluir
    2. Olá, bom dia, obrigada pela sua participação,

      Deus não criou o mal. As pessoas que escolhem o mal. Sendo assim, Deus enviou seu Filho para salvar as vítimas desse mundo tenebroso.

      Sendo assim voltando para o Espiritismo, te devolvo a pergunta. Faz sentido Deus criar espíritos simples e ignorantes sabendo que tais iriam atrás do que é mal e depois criar a suposta reencarnação, onde todos são desmemoriados, para que eles se corrigissem?

      Na fé

      Excluir