Espiritismo – Quem é: o Carrasco e a vítima?

A obsessão:
Uma doutrina bem popular no Espiritismo é a obsessão (perseguição). De acordo com esse ensinamento um espírito do além pode atormentar, perseguir e causar diversos males àquele que será o fruto das suas ações maldosas.
Mas como surge essa perseguição?  “Quase sempre a obsessão exprime vingança tomada por um espírito e cuja origem frequentemente se encontra nas relações que o obsidiado manteve com o obsessor, em precedente existência.” (A Gênese, cap 14, nº 46, FEB, grifo nosso).
(Obs. Obsidiado: perseguido, atormentado.  Obsessor: perseguidor).
Como vimos, a pessoa nessa vida está sendo atormentada por um espírito que ela possivelmente prejudicou na outra reencarnação.
Aceitar  ou não?
Também é dito que a obsessão deve ser aceita e considerada como prova: “a obsessão que é um dos efeitos de semelhante ação, como as enfermidades e todas as atribuições da vida, deve, pois, ser considerada como provação ou expiação e aceita com esse caráter.” (A Gênese, cap 14, nº 45, grifo nosso).
Em outras palavras, o atormentado na atual existência deve aceitar essa prova para corrigir um erro do passado.
Porém, contraditoriamente, lemos :  “para assegurar a libertação da vítima, indispensável se torna que o espírito perverso seja levado a renunciar aos seus maus desígnios; que se faça que o arrependimento desponte nele, assim como desejo do bem, por meio de instruções habilmente ministradas, em evocações particularmente feitas com o objetivo de dar-lhe educação moral. Pode-se então ter a grata satisfação de libertar um encarnado e de converter um Espírito imperfeito. (...)Em todos os casos de obsessão, a prece é o mais poderoso meio de que se dispõe para demover de seus propósitos maléficos o obsessor.” (A Gênese, cap 14, nº 46, grifo nosso).
Coisa intrigante! Instruções habilmente ministradas para dar educação moral a quem? Ao infeliz que voltou como um espírito “perverso” e que foi prejudicado na outra existência ou ao “perverso” que agora está reencarnado e  foi mau e por isso está sendo  perseguido ?
E ao invés de reparar o mal cometido, o perseguido  é orientado a repelir o espírito atormentador com ‘bons pensamentos e preces’... mas todo mal recebido não é justamente merecido? Não deveria o obsidiado sofrer com bom grado a perturbação que o obsessor está lhe causando? Afinal de contas, este está  lhe fazendo um enorme bem, pois está permitindo que sua vítima  termine uma dívida cármica adquirida na vida passada.
 A pergunta que não quer calar: Quem é o carrasco da situação?
Observemos um exemplo:
Na suposta outra vida temos: Vítima - Uma pessoa que foi esfaqueada.
                                 Carrasco – o criminoso que esfaqueou a vítima.
Nessa vida a situação se inverte: Carrasco – se transforma em vítima, pois será atormentado (obsidiado por aquele  que  ele esfaqueou na vida passada).
Vítima – se transforma em carrasco, pois será um espírito obsessor que vai perseguir aquele que na outra vida o matou a facadas.
Na realidade isso é um círculo sem fim. Na hora de pagar e sofrer, a vítima é orientada a rezar para expulsar o mau espírito que está na cola querendo acertas as contas. Por outro lado, como um espírito perseguidor pode rejeitar seus maus desígnios, se esses podem ser meios usados por Deus para testar as pessoas? “Muitas vezes reconhecem a injustiça com que procederam e o mal que causaram. Mas, também, não é raro que continuem a perseguir-vos, cheios de animosidade, se Deus o permitir, por ainda vos experimentar.” (LE, nº 531, FEB, grifo nosso).

Sofrer o que se fez sofrer

E para complementar um pouco mais essa contradição, Kardec perguntou aos seres superiores na questão 989 em O Livro dos Espíritos, que conseqüência terão aqueles que causam males aos outros deixando-os infelizes. A resposta veio:  “Inquestionavelmente, essas pessoas não são boas. Expiarão suas faltas, tendo sempre diante da vista aqueles a quem infelicitaram, valendo-lhes isso por uma exprobração. Depois, noutra existência, sofrerão o que fizeram sofrer.”(grifo nosso).

Oras, de acordo com o Espiritismo, se o cidadão está passando por perseguição de algum espírito é porque na outra vida o prejudicou! Seria essa uma ótima oportunidade de sofrer sem reclamar. Os mesmos espíritos que disseram que se deve aceitar os tormentos, mudam de pensamento e aconselham os perseguidos  a usarem preces e bons pensamentos para afugentar o espírito vingativo.

 A dúvida

Pelo visto, os espíritos  do além que se comunicavam com Kardec não tinham uma  opinião formada. Ora a vingança  e perseguição parecem ser justificadas, ora não.  E ao final de tudo uma pergunta surge: Quem seria o verdadeiro carrasco e a verdadeira vítima dessa história?


O que a Bíblia nos diz: Bom, quanto a uma perseguição espiritual, ela nos diz que o Diabo é o responsável por ela. E nos diz que devemos resisti-lo firmes na fé! 

"Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar . Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos" 1 Pedro 5.8,9



Disse Jesus: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” João 8.32

Atualização: Maio/ 2016

Licença Creative Commons
A obra Espiritismo – Quem é: o Carrasco e a vítima? de Discípula de Cristo foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.

8 comentários:

  1. não existe meio para se chegar ao Pai celestial sem Jesus Cristo. Para se chegar ao Pai é preciso conhecer o caminho, e o caminho é Jesus Cristo, o Filho de Deus. Ele é o único caminho e não há outro meio de salvação! (então esse e o caminho e o espiritismo e a religião que mais fala isso!! O caminho e o bem e se voc acha que ta fazendo o bem postando essas coisas aki e so continua mais se realmente e uma pessoa racional reveja suas atitudes e vai fazer o bem para os outros)

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, Jesus é o único caminho para o Pai. Que Deus possa te dar discernimento para compreender a Sua Palavra.

    A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja contigo.

    ResponderExcluir
  3. Em certos casos, os Espíritos que nós ofendemos quando nos revestimos com a carne, ao desencarnarem continuam a nos perseguir, clamando por justiça, e às vezes Deus o permite para nos educar. Porém, se esses Espíritos alcançam a compreensão espiritual, logo nos perdoarão, mas, como todo mal que praticamos fica gravado na consciência, levanta-se dentro de nós um fantasma, tomando por certo a aparência do perseguidor, subjugando nossas forças e nos fazendo sofrer, na medida em que fizemos alguém padecer, do mesmo modo que o torturamos.

    Em muitos casos, a obsessão não passa de fantasia que a nossa mente alimenta, e a subconsciência fornece os meios para o prosseguimento da perturbação. Assim, a lei da justiça se cumpre, de sorte a nos educar, instruindo-nos de modo a modificarmos nossos sentimentos. É neste sentido que sempre se diz, que somente o que nos acompanha além do túmulo são nossas ações. boas ou mas elas nos ajudam ou nos torturam, e o Cristo, conhecedor dessa ciência espiritual, desceu até a Terra para nos deixar a mais linda página de educação, que conhecemos com o nome de Evangelho.

    Se começas a te educares, em te movendo na carne, começas a te libertar das ilusões, passarás a não sintonizar mais com o ofendido porque o perdoaste, destruirás as imagens gravadas na tua consciência por amar a todos, porque o amor cobre a multidão dos pecados, desfazendo todo o mal, e ainda o transformando em bem. O amor é a única virtude que liberta sem preço, sem exigências. Existem, é certo, muitos que sofrem, moral e fisicamente, por influência dos Espíritos inimigos, e por vezes Deus o permite para que possam compreender o valor do perdão, e a necessidade de modificação do comportamento. Cultiva a prece todos os dias, perdoando aos teus inimigos e mesmo amando-os, que todas as inimizades vão se desfazendo, e a paz espiritual passa a irradiar dentro e fora de ti, por justiça de Deus.

    Há casos em que os inimigos espirituais passam de uma existência para outra e os sofrimentos se prolongam por muitos séculos, por faltar em quem persegue e nos sofredores o perdão, o entendimento das leis espirituais. A Doutrina dos Espíritos oferece campo aberto e condições elevadas em todos os rumos para livrar o homem da violência da inimizade. As letras que ora usamos, se não forem harmonizadas nestas linhas, não poderão transmitir a mensagem que idealizamos. Onde há harmonia, há paz. Atualmente no mundo em que habitas, prevalece o traço da desarmonia, e é por isso que sofres. Se copiares o que as leis da natureza expressam, viverás na paz.

    Não há felicidade na Terra, entre os homens, porque eles não entendem a lei de amor. Às vezes perguntas porque Deus permite estas coisas: é por que o Senhor sabe que somente sofrendo é que aprenderás a amar. Paulo, em sua primeira carta aos Coríntios, no capítulo oito, versículo três, assim diz:

    Mas se alguém ama a Deus, esse é conhecido por Ele.

    Quando passamos a amar, o Senhor fica mais visível aos nossos sentimentos e filtramos Seus pensamentos na naturalidade que a vida nos oferece, por prêmio aos nossos esforços no campo da melhora. O amor faz desaparecer o tempo e o espaço, nos tirando essa agonia de tempo, de marcação de passado e de futuro, nos levando para viver somente no eterno, que é a felicidade. Quem souber a grandeza dos frutos do verdadeiro amor, não sentirá outra coisa, em relação a Deus e ao próximo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia, obrigada pela participação.


      Suas palavras tentam desviar o cerne da questão.

      Na fé

      Excluir
  4. Fomos condicionados no passado até hoje pelas religiões. Nossa ciência que cura doenças e proporciona vida melhor para todos nós, Tem apenas 500 anos.Durante 1500 anos de Idade média tudo era pecado, nada podia ser estudado e descoberto. Imaginem se não tivéssemos a ciência, que se baseia na DUVIDA não na FÉ cega e irracional. O que faz as pessoas terem fé: É O MEDO!!!!! E é a sua própria necessidade de acreditar em algo é tão gigantesca, que as faz IRRACIONAIS!!!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, obrigada pela participação,

    Não se pode colocar todos no jugo da irracionalidade por "crerem" em algo sobrenatural, pois as mesma ciência a qual você cita é composta por inúmeros cientistas teístas.

    O que torna uma pessoa irracional é falta da prática de pensar e refletir por si própria quando está exposta a qualquer tipo de pensamento ou doutrina, religiosa ou não.

    A ignorância é irracional, pois prende seus cativos nas algemas do fanatismo (Discípulah de Cristo),


    Paz e luz

    ResponderExcluir
  6. Olá, Discípula de Cristo.

    Gostaria de dizer apenas que gostei da postagem. De vez em quando, eu venho aqui para ler os seus grandes argumentos.

    Eu dedico a você os seguintes versículos bíblicos:

    "Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós."
    1 Pedro 3:15

    "Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo"
    2 Coríntios 10:5

    Eu acho que eles tem muito a ver com você.

    Tenha um bom dia. Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel, muito obrigada pelo incentivo. Ele é importante. Deus sempre tem usado pessoas para nos encorajar. Muito obrigada mesmo, de coração. Que o Senhor Jesus esteja cada vez mais e mais em sua vida, irmão!

      Excluir