Espiritismo diz: Jesus não é Deus – Parte 5 (Dupla Natureza de Jesus)

Essa parte do livro fala sobre a “impossibilidade” de Jesus ser Deus e homem ao mesmo tempo e nega uma das principais doutrinas da fé cristã: A Ressurreição de Cristo. 

Objeção: “Se se admitir que falou ora como homem, ora como Deus, a questão se complica, pela impossibilidade de distinguir- se o que vinha do homem e o que procedia de Deus. (OP, pag. 170).

Na realidade Deus pode ser o que Ele quiser ser.  Nós somos seres finitos e limitados, mas Deus não. Jesus “estava com Deus e o Verbo era Deus” João 1.1 e o “Verbo se fez carne e habitou entre nós” Jo 1.14.  A “impossibilidade” existia na mente do codificador espírita pelo fato dele não conhecer a Bíblia e não saber o que ela ensina a respeito de Deus, que Ele sempre se importou com o ser humano ao ponto de sempre estar em contato com ele.  Qual homem pode limitar Deus e o seu agir?  Quem pode falar para o Criador: “É impossível que o Senhor possa ter vindo como homem nesse mundo que Tu mesmo criaste?” Jesus declarou que para Deus tudo é possível (Lc 1.37). Se alguém está limitado esse é o próprio homem, mas não o Senhor Deus!

Objeção: “Mas, se ele falou como Deus, por que esse incessante protesto contra a sua natureza divina que, em tal caso, ele não podia ignorar? Ter-se-ia então enganado, o que seria pouco divino, ou teria cientemente enganado o mundo, o que ainda o seria menos. Parece-nos difícil sair desse dilema.” (OP, pag 170).

“Incessante protesto contra sua natureza divina”? Talvez a Bíblia que Allan Kardec leu  ao tirar essas conclusões tenha sido lida de cabeça para baixo. Onde na Bíblia vemos protestos de Jesus contra sua natureza divina? Em lugar algum, muito pelo contrário Jesus se declara igual ao Pai (Jo 5.19); se declara o “Eu Sou” (Jo 8.58); declara ter TODO PODER NOCÉU E NA TERRA (Mt 28.18); recebe adoração (Mt 8.2; 14.33; Jo 9.38 e etc). E é interessante observar que quando Ele foi tentado pelo diabo quando esse lhe pediu adoração qual foi a Sua resposta? Vejamos: “Ao Senhor teu Deus adorarás e só a servirás” (Mt 4.1-10), porém, Jesus recebeu adoração das pessoas e nunca  lhes disse: “não me adorem, pois sou mero humano e toda adoração deve ser dada a Deus”. Isso mostra a plena consciência que Ele possuía de Si mesmo: era o  Deus encarnado (Jo 1.14).

E novamente são repetidos argumentos do tipo: “Jesus e o Pai não são a mesma pessoa”. Bom, isso já esclarecemos nos artigos anteriores.

Objeção: Outro ponto para analisarmos  é sobre a negação da ressurreição de Cristo.  O livro diz: “quando aparece a seus discípulos, já não é o homem quem fala, é o  Espírito desprendido da matéria”. (OP, pag 170).

A Bíblia é categórica ao falar da ressurreição física de Jesus. Ele não apareceu como um espírito desencarnado como afirma o livro Obras Póstumas. Ele apareceu vivo no seu próprio corpo ressurreto ao ponto de falar a Tomé: 
“Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. “Jo 20:27

À aparição aos 12: “Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés.” Lc 24:39-40

“Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.” 1 Co 15:19

E ainda: “E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.” 1 Co 15:17

A Bíblia ensina a ressurreição do corpo e não a reencarnação da alma, do espírito em corpos diferentes. A missão de Cristo foi nos salvar e como o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”(Jo 1.19) morreu  e ressuscitou para nossa inteira libertação das trevas do pecado!

O Senhor Jesus disse:  “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.”(Jo 11.25). Jesus é o Deus Criador, Ele tem poder sobre a vida que Ele mesmo criou. Somente Ele pode dar novamente a vida através da ressurreição do corpo depois da morte.  Deus é Soberano!

E do mesmo modo como Ele ressuscitou também prometeu a ressurreição aos seus seguidores fiéis (Jo 11.25). A morte não pode deter o poder de Jesus Cristo sobre a vida, pois Ele é o Autor da Vida (Jo 14.6; 1.3).

E toda crença que tenta anular essas preciosas verdades bíblicas ensinadas pelo Senhor Jesus está ensinando uma fé completamente vã, sem resultados, uma fé morta. A conseqüência para aquele que não crê na ressurreição de Cristo é: “ainda permaneceis nos vossos pecados” (1 Co 15:17).  E esse alerta continua para todos até os dias de hoje.

Atualizado: Maio/2016

Licença Creative Commons
O trabalho Espiritismo diz: Jesus não é Deus – Parte 5 (Dupla Natureza de Jesus) de Discípula de Cristo foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Um comentário:

  1. Quando disseram a Jesus que Ele era bom, respondeu: - Não sou bom, bom é meu Pai que está nos céus ... Creio que Jesus quis dizer com suas palavras: - Eu e o Pai somos um, que estava em plena sintonia com o Pai, por ser o Espirito de maior evolução que já veio a nosso Planeta.
    O Mestre sempre fez questão de mostrar o Pai como Deus e Ele como filho, nascido de mulher, mas com missão de instituir no mundo a religião verdadeira que tem como base o amor e a compaixão, sem rótulos que foram criados pelos homens.

    ResponderExcluir