Reencarnação poderia intelectualizar macacos?



Na pergunta de número 167 de O Livro dos Espírito lemos: 

“Qual a finalidade da reencarnação?
 
Resposta: “Expiação, melhoramento progressivo da humanidade. Sem isso, onde estaria a justiça?”

Quando os Espíritos foram perguntados sobre o Instinto e a Inteligência, disseram que: “necessário é que o Espírito se una a matéria animalizada para intelectualizá-la”. (O Livro dos Espíritos, nº 171, FEB, grifo nosso).

Porém, Kardec abriu uma hipótese e disse que os primeiros espíritos humanos que nasceram nesse planeta usaram corpos de macacos.
 “Nada aí há de impossível, nem o que, se assim for, afete a dignidade do homem. Bem pode dar-se que corpos de macaco tenham servido de vestidura aos primeiros espíritos humanos, forçosamente pouco adiantados, que viessem encarnar na Terra, sendo essa vestidura mais apropriadas às suas necessidades e mais adequadas ao exercício de suas faculdades, do que o corpo de outro animal. Em vez de se fazer para o Espírito um invólucro especial, ele teria achado um já pronto. Vestiu-se então da pele do macaco, sem deixar de ser Espírito humano, como o homem não raro se reveste de certos animais, sem deixar de ser homem. (A Gênese, cap 11, nº 15, FEB, grifo nosso).
Qual o problema dessa declaração apesar de ser uma hipótese?
O problema é que apenas o ser humano tem capacidade cerebral de pensamento, lógica, raciocínio, linguagem. Nos animais isso não está desenvolvido. Por isso você nunca verá um macaco, um elefante, um hipopótamo e outros bichos escreverem  artigos, darem aulas, se tornarem médicos e etc. Enfim, eles não são seres pensantes.

“Segundo os cientistas, cabe a esse gene a expansão do córtex cerebral, área do cérebro onde são formulados os pensamentos abstratos. Os humanos têm o córtex cerebral um pouco mais desenvolvido do que os macacos, por isso desenvolveram seu raciocínio.” [1]

O córtex cerebral tem algumas funções como a expressão do pensamento pela palavra, tomada de decisão, os movimentos conscientes e etc.

A pergunta diante disso é: Qual a finalidade de Deus "ter permitido" espíritos reencarnarem em corpos de macacos se esses não tem o córtex cerebral desenvolvido ao ponto de alojar o pensamento, o raciocínio, a capacidade de falar, julgar e perceber?

Lembra da pergunta 167 do LE que diz que uma das finalidades da reencarnação é o melhoramento progressivo da humanidade? Mas que progressão seria essa?

Na realidade teria acontecido um enomea retrocesso e estagnação  mental, pois se o espírito é criado simples e ignorante, como diz o espiritismo, e ainda vai desenvolver o intelecto, como seria uma melhoria nascendo em um corpo de animal que não pensa e nem raciocina?

 E como uma reencarnação em um animal  poderia permitir progressos espirituais  e intelectuais sendo que uma das mais importantes faculdades do homem ficou inativa?

Ainda, na questão 127 do LE é falado que todos os espíritos são criados iguais intelectualmente falando, mas não sabem de onde vieram, e é necessário  o livre arbítrio para decidir o caminho a seguir. Além disso, progridem em inteligência e moralidade.

Bom, o livre arbítrio se refere à capacidade de decidir, porém como os macacos poderiam julgar o que era melhor se eles não tem critérios morais nem intelectuais?

Quando os Espíritos foram perguntados sobre o Instinto e a Inteligência... disseram que: “necessário é que o Espírito se una a matéria animalizada para intelectualizá-la”. Mas existe possibilidade de intelectualizar macacos?

E para piorar a situação, é dito na questão 118 do LE que um espírito que não evolui fica estacionado. E quando reencarna, toma conhecimento das coisas que andava fazendo quando ainda estava reencarnado e nunca mais esquece o que fez  e entende o que o distanciava da perfeição! Porém, macacos não tem conhecimento de nada para raciocinar o que os distanciariam da perfeição.
Diante do exposto não tem como aceitar que tais possíveis reencarnações em animais seriam  meios justos da parte de Deus para permitir o melhoramento. Afinal, a pessoa nunca sairia do lugar, continuaria sempre na estaca zero.



Atualização: Maio/ 2016


Licença Creative Commons
A obra Reencarnação poderia intelectualizar macacos? de Discípula de Cristo foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.

2 comentários:

  1. Justiça da reencarnação


    171. Em que se funda o dogma da reencarnação?

    “Na justiça de Deus e na revelação, pois incessantemente repetimos: o bom pai deixa sempre aberta a seus filhos uma porta para o arrependimento. Não te diz a razão que seria injusto privar para sempre da felicidade eterna todos aqueles de quem não dependeu o melhorarem-se? Não são filhos de Deus todos os homens? Só entre os egoístas se encontram a iniqüidade, o ódio implacável e os castigos sem remissão.”

    COMENTARIO:

    A reencarnação é lei universal vigente em todos os mundos habitados, e como tal, é imutável. O Espírito anima quantos corpos precisar para o seu despertamento espiritual. A reencarnação mostra-nos a justiça de Deus, proporcionando a todos as mesmas oportunidades de viverem bem, de usarem seus poderes e de gozarem seus esforços, suas conquistas.

    O descrédito de alguns em relação a essa lei não altera a sua vigência, visto que uma lei eterna, fundamentada por Deus, não vai deixar de ser lei porque um punhado de Espíritos nela não acredita. Quem não crê na luz não afeta a existência dela, e continuará a ser por ela beneficiado. Por alguém não acreditar que a água sacia a sede e é um benefício para a vida, a água não vai deixar de existir para ele; ela corre o seu percurso, sempre fazendo o bem que Deus determinou. Assim por diante, são inumeráveis os fatos que existem, independentes da aprovação dos homens. O Cristo sempre foi, é, e será nosso guia espiritual, mesmo que não creiamos na Sua presença em nossas vidas. Deus é muito mais real na existência de todas as criaturas, e muitas delas O negam. Isso tudo são fases na vida dos Espíritos e o tempo mostrar-lhes-á a realidade, por processos que eles mesmos desconhecem.

    A reencarnação sempre existiu, desde o princípio da criação dos mundos, como veredas que se abrem para o despertamento dos Espíritos e, se perguntarmos o porquê da reencarnação, temos muito o que ouvir. O próprio silêncio nos faz meditar sobre o assunto, e as vidas sucessivas, pelas quais todos devem passar, e já passaram por muitas, conscientizarão o homem da realidade, fazendo, no silêncio da vida, lembranças correspondentes e raciocínios claros sobre a necessidade das vidas múltiplas.

    Convém meditar neste assunto transcendental, estudar e conversar sobre ele com pessoas abalizadas no assunto, e dele deduzir o que a nossa evolução comportar. Não deves negar nada que não conheças bastante, para não caíres no ridículo da inexperiência. Não percas tempo discutindo outra filosofia que não seja a tua; examina e tira dela o que achares mais conveniente para o teu bem-estar. A pessoa que se acostuma a negar o que não conhece, empobrece seus próprios valores e passa, mesmo em vida, a viver morto.

    Se já estás cansado de ler livros dos homens e desconfias deles, estuda no livro da natureza, buscando a participação de quem a conhece, para te ensinar as primeiras letras dessa verdade universal. As primeiras lições das vidas sucessivas nos dizem que tudo muda na vida, de dia para dia. O progresso é um fato em todos os ângulos. Se encarnamos, por que não podemos voltar à carne? Se o corpo existe, por que não existe o Espírito? Hoje, a ciência, na sua dinâmica de especular, já prova que as coisas invisíveis são mais reais do que as que apalpamos e vemos. O que deduzirmos disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      A reencarnação "sempre existiu" apenas na mente dos desavisados crédulos.

      Obrigada por comentar.

      Paz e luz

      Excluir