O Espiritismo x Bíblia – O relato da Criação


http://www.freefoto.com
Por Redação: Exame da Doutrina Espírita (Atualização Maio/2016) 

Tem fundamento a crítica espírita  contra a gênese bíblica?

Veremos nesse artigo que não existe base no Espiritismo para criticar a criação bíblica, uma vez que a própria Codificação espírita menciona coisas bem, digamos, curiosas.

Allan Kardec chegou a dizer no livro A Gênese:

 “ A Bíblia, evidentemente, encerra fatos que a razão, desenvolvida pela Ciência, não poderia hoje aceitar e outros que parecem estranhos e derivam de costumes que já não são os nossos. “(A Gênese Cap 4, item 6, FEB, grifo nosso).

 “Levando suas investigações às entranhas da Terra e às profundezas dos céus, demonstrou a Ciência de maneira irrefragável, os erros da Gênese Mosaica tomada ao pé da letra e a impossibilidade material de se terem as coisas passado como são ali textualmente referidas.” (A Gênese, cap 4, item 7, FEB, grifo nosso).

Diante do que vimos acima, concluímos: De acordo com o Espiritismo, a razão desenvolvida pela Ciência não pode aceitar certos fatos bíblicos, pois tais parecem “estranhos”; e mais, demonstrou de forma inequívoca os erros da gênese mosaica e a impossibilidade material de ter acontecido os eventos como foram registrados por Moisés.

Bom, então podemos pensar que a Codificação  traz narrativas mais compatíveis com a Ciência? Veremos que não.

Analisemos o começo da vida na Terra de acordo com Allan Kardec:

Na questão 45 de O Livro dos Espíritos diz: 

“Onde estavam os elementos orgânicos, antes da formação da Terra?”

Os espíritos responderam: “Achavam-se, por assim dizer, em estado de fluido no espaço, no meio dos espíritos, ou em outros planetas a  espera da criação da Terra para começarem existência nova em novo globo”. (LE, questão 45, FEB, grifo nosso).Na pergunta anterior vemos:

“Donde vieram para a Terra os seres vivos?”

“ A Terra lhes continha os germens, que aguardavam momento favorável para se desenvolverem. Os princípios orgânicos se congregaram, desde que cessou a atuação da força que os mantinham, e formaram os germens de todos os seres vivos. Estes germens permaneceram em estado latente de inércia, como a crisálida e as sementes das plantas, até o momento propicio ao surto de casa espécie. Os seres de cada uma destas se reuniram, então, e se multiplicaram”.  (LE, questão 44, FEB, grifo nosso).

Quando lemos tais coisas  perguntas começam a surgir:

A Ciência comprovou materialmente que os elementos orgânicos estavam lá no espaço junto com os espíritos ou em outros planetas? Quando se deu tal comprovação?

A questão anterior parece ser mais intrigante ainda.  Esses mesmos elementos orgânicos que estavam em outros planetas ou com os espíritos apareceram aqui de que forma? Quem os trouxe? Provavelmente os espíritos, mas a Ciência relata o surgimento da vida nesse planeta mediante  a ação de espíritos desencarnados?

E então, os princípios orgânicos se ajuntaram, sem mais nem menos, e se formaram em germens de todos, vejam só, todos os seres vivos.  E de repente.... acontece algo fabuloso: um surto coletivo de cada espécie dá origem a tudo o que conhecemos! 

A bananeira, por exemplo, apareceu e começou a produzir as bananas. Os animais cada qual com seus pares surgiram e começaram a se reproduzir... ou seja, tudo o que tem nessa terra eram  sementes que desabrocharam!


Continuando...

“A espécie humana se encontrava entre os elementos orgânicos contidos no globo terrestre?”

Sim, e veio a seu tempo. Foi o que deu lugar a que se dissesse que o homem se formou do limo da terra.”(LE, questão 47, FEB, grifo nosso). Isso nos faz lembrar: “E formou Deus o homem do pó da Terra”(Gn 2.7).

Interessante, ao mesmo tempo que O Livro dos Espíritos e  A Gênese falam dos erros da gênese mosaica, parecem agora concordar com ela! Será que os espíritos não estavam de acordo?
Mas a crítica continua. Em outra parte, a respeito da criação bíblica, o codificador diz: “Os povos hão formado ideias muito divergentes acerca da Criação, de acordo com as luzes que possuíam. Apoiada na Ciência , a razão reconheceu a inverossimilhança de algumas dessas teorias. A que os Espíritos apresentam confirmar a opinião de há muito partilhada pelos homens mais esclarecidos.” (LE, questão 59, FEB, grifo nosso).


Será que a  mesma razão que reconheceu a mentira de algumas teorias comprovou pela Ciência as coisas  descritas por Kardec nesse assunto?

Recapitulando:

Onde e quando foi comprovado cientificamente que os elementos orgânicos estavam com os espíritos lá no espaço ou em outros planetas antes da formação da Terra?

Onde  e quando a Ciência comprovou que  os elementos orgânicos ficaram feito uma crisálida esperando o tempo de surtar dando origem a cada espécie nesse planeta?
Vamos deixar essas perguntas para a reflexão dos nossos  amigos espíritas.



Licença Creative Commons
A obra O Espiritismo x Bíblia – O relato da Criação de Discípula de Cristo foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.

2 comentários:

  1. Prezada discípula: Por que a Sra. não copia e cola o texto integral da gênese segundo o espiritismo? Pelo pouco o que li aqui a Sra. gosta de destacar pedaços e emitir as suas conclusões de acordo com as suas crenças e fica aguardando apoio de adeptos desavisados. O espiritismo não veio destruir a bíblia, porém veio esclarecer o que há muito tempo foi mal interpretado e alterado ao longo de diversas traduções ao longo dos séculos. Para que o seu comentário seja proveitoso procure provas na bíblia que tudo que está lá aconteceu de fato. Ora, se você usa a bíblia como única referência para acreditar cegamente no que você lê então será improdutivo estudar "pedaços" da doutrina espírita e achar que sabe tudo e ainda querer ter propriedade para tecer comentários e conclusões tendenciosas. Segue o trecho completo que explica melhor o que você, tendenciosamente extraiu para endossar o seu preconceito. "6. A Bíblia, evidentemente, encerra fatos que a razão, desenvolvida pela Ciência, não poderia hoje aceitar e outros que parecem estranhos e derivam de costumes que já não são os nossos. Mas, a par disso, haveria parcialidade em se
    não reconhecer que ela guarda grandes e belas coisas. A alegoria ocupa ali considerável espaço, ocultando sob o seu véu sublimes verdades, que se patenteiam, desde que se desça ao âmago do pensamento, pois que logo desaparece o absurdo. Por que então não se lhe ergueu mais cedo o véu? De
    um lado, por falta de luzes que só a Ciência e uma sã filosofia podiam fornecer e, de outro lado, por efeito do princípio da imutabilidade absoluta da fé, conseqüência de um respeito ultracego à letra, e, assim, pelo temor de comprometer a estrutura das crenças, erguida sobre o sentido literal. Partindo, tais crenças, de um ponto primitivo, houve o receio
    de que, se se rompesse o primeiro anel da cadeia, todas as malhas da rede acabassem separando-se. Fecharam-se então os olhos obstinadamente. Mas, fechar os olhos ao perigo não é evitá-lo. Quando uma construção se afasta
    do prumo, não manda a prudência que se substituam imediatamente as pedras ruins por pedras boas, em vez de se esperar, pelo respeito que infunda a vetustez do edifício, que o mal se torne irremediável e que se faça preciso
    reconstruí-lo de cima a baixo?"

    ResponderExcluir
  2. Olá, bom...tudo o que está escrito nesses artigos aqui do Blog são frutos de pesquisas minuciosas. Defesa cega não resolve absolutamente nada. Creio que qualquer um que ler com a mente aberta entenderá perfeitamente o que é analisado. O Espiritismo 'veio interpretar corretamente a Bíblia' como você disse, mas como, ensinado o oposto do que ela ensina? São tais coisas que analisamos aqui.

    Obrigada pela participação.

    ResponderExcluir