Espíritas e Evangélicos acreditam no mesmo Jesus? (Partes 1 e 2)

 (Parte 1)

Por Redação: Exame da Doutrina Espírita (Atualização Maio/2016)

A resposta é não!

Quem é Jesus para os espíritas?

De acordo com o Espiritismo, Jesus, como todos, foi um espírito criado simples e ignorante e com o passar de muitas reencarnações conseguiu chegar ao status de “espírito superior”. Nem espírito puro ele era, pois essa categoria não encarna/ reencarna mais.

Enquanto esteve na terra, ainda era um espírito errante e precisava então passar por provas e expiações para evoluir um pouco mais. Sua morte e sofrimento teriam sido para pagar erros de outras vidas! Essa é uma conclusão lógica quando avaliamos os livros escritos por Allan Kardec. Bom, deveria ser, mas nesse ponto começam as contradições. Falarei sobre elas mais abaixo.

Vejamos o que diz O Livro dos Espíritos:

Questão 226: “ Poder-se-á dizer que são errantes todos os Espíritos que não estão encarnados?

Reposta: “Sim, com relação aos que tenham de reencarnar. Não são errantes, porém, os Espíritos puros, os que chegaram à perfeição. Esses se encontram no seu estado definitivo.”

“ (...) Com relação ao estado em que se acham, podem ser: encarnados, isto é, ligados a um corpo; errantes, isto é, sem corpo material e aguardando nova encarnação para se melhorarem; Espíritos puros, isto é, perfeitos, não precisando mais de encarnação.”

Vamos analisar: Se Jesus estava ligado a um corpo, logicamente pela doutrina espírita, ele era um espírito errante e precisava melhorar, pois os perfeitos não precisam mais de encarnação.

Agora, indo um pouco mais além, na escala dos espíritos nas questões 107 a 113. Vemos o seguinte:

Espíritos de Segunda Ordem (Bons)

Questão 107 diz que as características gerais dos espíritos de segunda ordem (bons espíritos – no caso, Jesus) são: “predominância do espírito sobre a matéria, desejo do bem e etc, mais à frente diz: Não estando ainda completamente desmaterializados, conservam mais ou menos, conforme a categoria que ocupem, os traços da existência corporal, assim na forma da linguagem, como nos hábitos, entre os quais se descobrem mesmo algumas de suas manias. De outro modo, seriam Espíritos perfeitos. (...)Todos, entretanto, ainda têm que passar por provas, até que atinjam a perfeição.”

Conclusão: Jesus estava em um corpo físico, não estava completamente desmaterializado, senão já seria um espírito puro (primeira ordem), e teve que passar por provas e expiações, pois TODOS os espíritos de segunda ordem precisam alcançar a perfeição. Se Jesus estava preso ao corpo então ele precisava atingir a perfeição. Portanto não era um espírito perfeito.


********************************************************************************************************
(Parte 2)

Vamos analisar mais:

Espíritos de Primeira ordem (puros)


Características gerais, questão 112: “Nenhuma influência da matéria. Superioridade intelectual e moral absoluta, com relação aos Espíritos das outras ordens.”


Questão 113: Primeira classe. CLASSE ÚNICA. — “Os Espíritos que a compõem percorreram todos os graus da escala e se despojaram de todas as impurezas da matéria. Tendo alcançado a soma de perfeição de que é suscetível a criatura, não têm mais que sofrer provas, nem expiações. Não estando mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis, realizam a vida eterna no seio de Deus.”


Nesse caso Jesus estava preso a impureza da matéria, esteve sujeito a encarnação/reencarnação em corpo perecível e sofreu provas e expiações. Portanto era um espírito de segunda ordem.

As contradições que falei que iria comentar são:

a)Os Espíritas que dizem que Jesus era um espírito puro não sabem explicar como Ele poderia ser um espírito puro e estar encarnado/reencarnado, se os espíritos dessa ordem não encarnam mais.

b)Os que dizem que ele era um espírito superior não sabem explicar como Ele sendo um espírito superior (segunda ordem) não precisava passar por provas e expiações, uma vez que é ensinado que todo espírito de segunda ordem não é perfeito e ainda precisa passar por provas e expiações para atingir a perfeição.

A dificuldade

Essas situações nos levam a concluir que como ele precisava “atingir a perfeição”, evidentemente, morreu pagando algum erro da vida passada. Até porque, a questão 764 do Livro dos Espíritos diz claramente que todos pagam na mesma medida o mal praticado contra os outros. Sendo assim, Jesus devia estar pagando algum crime (o que seria um absurdo!).

Os espíritas não param para avaliar isso com clareza, mas é justamente isso que crêem até mesmo sem se darem conta (alguns).

  “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará(Jo 8.32).

Continuação (Partes 3 e 4): http://examedadoutrinaespirita.blogspot.com.br/2013/08/espiritas-e-evangelicos-acreditam-no.html




Licença Creative Commons
A obra Espíritas e Evangélicos acreditam no mesmo Jesus? de Discípula de Cristo foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.

95 comentários:

  1. Quando um espirit encarna, nem sempre é para procurar evoluir moralmente. Jesus é o principal exemplo de reencarnação planejada para objetivos superiores, complicadas para nosso entendimento. Procure o livro "Sublime peregrino" de Ramatis, vai eslarecer muita coisa bre Jesus numa observação espírita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, obrigada pela participação!

      Amigo(a), a questão apresentada nesse artigo tem como base a Codificação Espírita. Nela não há como fugir da conclusão óbvia demonstrada: Jesus como espírito encarnado teria que pagar por erros de “outras vidas” para atingir a perfeição. Reveja: “De outro modo, seriam Espíritos perfeitos. (...)Todos, entretanto, ainda têm que passar por provas, até que atinjam a perfeição.” (LE 107). Os Espíritos de 2ª ordem, de acordo com o Espiritismo precisa atingir a perfeição, pois ainda estão presos à matéria.

      Conclui-se que: Jesus como estava em um corpo físico não era perfeito. Não há ensino espírita na Codificação que diga que um espírito de 2ª ordem já tenha atingido a perfeição e nem que um espírito puro possa reencarnar novamente, uma vez que essa mesma crença ensina que um espírito puro não reencarna mais.

      A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo seja contigo.

      Excluir
    2. Espíritas nunca disseram q Jesus era impuro. Sabemos q Jesus se fez carne e habitou entre nós e sofreu, ñ por ter algo a pagar e sim por ser um cordeiro e nos dar por sacrifício. Ele pertence sim a categoria de espíritos puros pois existe desde antes do início e acompanhou a criação. Existem outros espíritos, não de um nível tão elevado quanto o dele q reencarnam sem necessidade de burilamento pessoal e o faz por amor a humanidade. É o caso de Francisco de Assis, Maria de Nazaré e outros q só o bem fizeram. Distorcer palavras sem antes conhecer a doutrina é tão triste e anti Cristão q por vezes poderá causar uma guerra sem sentido. O Mestre nunca pregou intolerância. Espíritas, evangélicos, católicos, umbandistas e outros merecem respeito. As religiões são necessárias para conter impulsos indevidos em nós, porém só o caminhar c Jesus poderá nos salvar. Ser um seguidor do Mestre não implica em martirizar quem pensa diferente e sim fazer o q ele fazua: amar sem distinção. Se irmanar na alegria, na dor e caridade. Paz!

      Excluir
    3. Boa noite amigo anônimo... Obrigada pela participação.

      Bom, te aconselho a ler mais vezes esse artigo. A contradição como foi clara e detalhadamente exposta é muito grande.

      Aqui não tratamentos de preconceitos, mas de esclarecimentos doutrinários. Vc fala sobre intolerância, mas não conhece o que o Espiritismo diz sobre as outras crenças. Pergunto, quando um espírita lê nos livros espíritas as coisas que são mencionadas em "Espiritismo condena as outras crenças?" consideram as palavras de Kardec preconceituosas?!

      Ou os espíritas não conhecem os ensinos de Kardec ou estão vivendo no mundo da fantasia onde gostariam que tais palavras não existissem.

      Mas as palavras estão lá para qualquer um verificar.

      Excluir
  2. Jesus encarnou com o objetivo de ensinar a lei do amor de Deus. No proprio evangelho diz o caso de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite. Com certeza Jesus ensinou o amor de Deus! Você está certíssimo(a). Porém, dentro da doutrina espírita um reencarnado ainda não alcançou a perfeição e precisa evoluir. Se Jesus estava encarnado, de acordo com a doutrina espírita, ele não era um espírito puro. E é sobre isso que esse texto fala. Vide (LE 107, 113).

      A graça de Nosso Jesus Cristo seja contigo.

      Excluir
  3. Desculpe minha intromissão.Não é do meu desejo um embate por questões religiosas,pois isso não traria conforto,a verdade(pois nenhum de nós a detém) e algo realmente frutífero.
    Apenas venho esclarecer que o Senhor Jesus é o mesmo para os Evangélicos,Espíritas,Católicos,etc.
    Venho apenas tentar esclarecer uma pequena confusão muito comum para quem não conhece a doutrina espírita:O Espiritismo Cristão segue o novo testamento e prega os ensinamentos divinos de Jesus,para que amemos nossos irmãos como a nós mesmos,para que creiamos em Deus como nosso único Pai Celestial e que os ensinamentos do divino Mestre Jesus são único caminho para o Pai.
    O fato que foi colocado como Jesus sendo um Espírito puro,portanto sem necessidade de reencarnar,foi muito inteligente e perspicaz,do ponto de vista,ao se ler O livro dos Espíritos.Mas ao se estudar corretamente a Doutrina,sabemos que o divino Mestre não alcançou sua perfeição neste planeta,e reencarnou aqui para dar cumprimento às leis de Deus,como havia sido profetizado por Moisés.Os Espíritas respeitam todas e quaisquer religiões que pregam amor,caridade,benevolência,perdão,unindo assim todo o povo de Deus.Cremos no Santo Livro que é a Bíblia e somos impelidos a lê-la para aprofundar mais ainda nossos conhecimentos.
    Como eu disse,ninguém nesse planeta é dono da verdade,seguimos o que é confortável à nossa fé e temos que respeitar o ponto de vista dos nossos irmãos,independente de seu credo,pois às vezes este é o último recurso que um irmão desesperado se apega para não afundar ainda mais nas trevas...
    Te desejo a Paz de Jesus e obrigado pela oportunidade de comentar seu texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, graça e paz,

      Olá, eu que agradeço a sua participação, Marcelo Renato. Meu amigo, na realidade é claro que o abismo que separa o Jesus da Bíblia com o Jesus ensinado na Codificação Espírita é enorme. Na segunda parte desse artigo você notará quem é Jesus de acordo com o Novo Testamento. E muito embora tentem minimizar a contradição apresentada apontando para outro assunto: amor ao próximo e etc a questão em pauta continua em vigor: Como poderia um espírito puro reencarnar e um espírito de 2ª ordem não ter mais nada a dever se a mesma doutrina ensina que um espírito não reencarna mais e o de 2ª ordem ainda tem que evoluir “caso contrário seria um espírito puro”?(LE 107).

      Seja sempre bem vindo!

      A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo seja contigo.


      Excluir
    2. Olha na paz viu amigo, mais o mundo esta se acabando por brigas entre religiões, nosso Deus é um só e não interessa a interpretação de uma religião ou outra o que interessa é que ninguem tem a verdade.......

      Excluir
    3. Olá boa noite, obrigada pela participação.

      Excluir
    4. Já disse Jesus:"conhecereis a verdade e a verdade vos libertará " Jo 8:32. Então há um caminho verdadeiro sim. E Jesus é o caminho.

      Excluir
  4. Jesus não veio em prova nem expiação mas em missão, que consistia em ensinar a humanidade que o caminho para Deus é o perdão e sobretudo a prática da caridade, e não arrancar dinheiro dos outros em nome Dele. No Livro dos Espíritos há a passagem que informa sobre as missões dos espíritos puros que o autor convenientemente ignorou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      E nesse mesmo livro afirma categoricamente que um espírito puro não reencarna mais e que um espírito de 2ª ordem, ainda tem provas e expiações a sofrer. Isso sim, não pode ser ignorado. Confira O Livro dos Espíritos, nº 107,112, 113 e 226.

      Grata pela sua participação!

      Excluir
    2. 1ª Ordem - Espíritos Puros - " (...) Essa felicidade, porém, não é a de uma ociosidade monótona, a transcorrer em perpétua contemplação. Eles são os mensageiros e os ministros de Deus, cujas ordens executam para manutenção da harmonia universal."
      Pergunto : E se Deus resolve mandar o emissário para executar a tarefa (nesse caso de orientar) pessoalmente?
      A sei mas tem aquela parte "Não estando mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis, realizam a vida eterna no seio de Deus." Mas esse, "Sujeitos" quer dizer o que; Dependente, submisso, obrigado? Se for isso então não é uma total exclusão do fato que pode ocorrer. Mas o por que estamos discutindo mesmo? Jesus não ensinou a concórdia, a benevolência , o amor? Adorei teu blog, você conhece da Doutrina Espírita mais do que eu, hehehe (estou a alguns anos lá e não sei a metade do que você sabe). Discípula que Deus te ajude minha irmã !!

      Excluir
    3. Questão 568 do "Livro dos Espíritos":

      568. Os Espíritos que têm missões a cumprir cumprem-nas em estado errante ou encarnado?

      — Podem fazê-lo num e noutro estado. Para certos Espíritos errantes essa é uma grande ocupação.

      Excluir
  5. Olá minha amiga, eu percebi que você bate sempre na mesma tecla ao dizer que: "Se Jesus é perfeito então ele não deveria encarnar", concordo com você, Jesus é perfeito, mais devíamos fazer uma pergunta, porque ele encarnou? No livro do espirita diz: Que Jesus é um modelo perfeito a ser seguido, ou seja, os próprios espíritos afirma que Jesus é perfeito, o espiritismo é uma doutrina que deve ser estudada, se você se interessa em compreender sobre esse assunto, porque Jesus reencarnou? Eu aconselho a ler os livros de Emmanuel psicografado por Chico Xavier, os livros de Kardec, entre outros, todos os espiritas podem encarnar independente do grau, Jesus encarnou com único objetivo, de guia a humanidade para o bem, um espirita quando chega no seu mais alto grau ele não precisa reencarna, mais nada impede de ele reencarna, isso foi no caso de Jesus, o mesmo aos 33 anos desencarna, Jesus não veio desfrutar da vida, não veio conhecer a vida, Jesus veio ensinar, veio mostrar o caminho da verdade.

    Dentro dessa nova concepção e desse significado “Jesus representa para o homem o mais elevado grau de perfeição moral a que pode aspirar a Humanidade da Terra”.

    O codificador vê no Cristo o “mais perfeito modelo” oferecido por Deus e sua doutrina como a mais pura expressão da lei suprema, uma vez que ele “estava animado do espírito divino”, revelando-se, pela conduta e pelos ensinamentos sublimes, como “o ser mais puro que já apareceu na Terra”.

    Fonte: http://www.forumespirita.net/fe/artigos-espiritas/jesus-segundo-allan-kardec/#.U7RYRZRdV1Y

    ResponderExcluir
  6. Que festival de besteiras e desinformação. Ao autor, vá estudar, e não apenas analisar, antes de escrever tanta bobagem. Honestamente, nem sei como começar a comentar. Espiritismo não é para leigos, e os iniciantes tem de estudar muito antes de fazer comentários que sejam produtivos e honestos. O autor confunde demais regra com exceção, não que as leis divinas comportem exceções, mas Jesus é espírito de difícil análise, e aqui eu me incluo, para as nossas mentalidades ainda tão infantis.Recado aos comentaristas. Mais estudo, antes da crítica. Paz a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite, obrigada pela participação. Não há confusão e nem desinformação, bom, não por minha parte. O que existe é uma teimosia e negação dos fatos pelos espíritas.

      O pensamento está tão cristalizado que vocês não conseguem enxergar a enorme contradição exposta nesse artigo que, graças a Deus, já trouxe uma iluminação mental a muitas pessoas seguidoras do Espiritismo e simpatizantes.

      Mas é claro, nem todos estão prontos para avanços no aprendizado e por isso insistem e defender aquilo que é não tem defesa por ser um assunto tão óbvio.

      Excluir
    2. Prezada você é quem não está pronta para o aprendizado, nem ao aprendizado cristão que se afeiçoas e nem ao espírita a que repeles sem estudo aprofundado. Pelo preconceito visto nos seus comentários aliado ao apoio de desavisados que acreditam no que você escreve sem averiguarem se são verdadeiras ou não as suas conclusões, não vejo que você terá disposição para estudar mais e corrigir o que escreveu aqui. Você está "enraizada" nos seus conceitos preconceituosos e será inócuo fazê-la pensar diferente. Guarde os seus conselhos, pois para convencer os outros pela força você não vai conseguir.

      Excluir
    3. na verdade voces precisam estudar mais os livros espiritas para tirar suas proprias conclusões,

      Excluir
    4. Jesus não evoluiu na terra o mundo onde Jesus evoluiu nem existe mais a bilhoes de anos, quando a terra foi formada jesus já era um espirito Puro foi ele mesmo que se encarregou de construir a terra pois todos somos co criadores, Deus cria ou seja ele cria a massa e nos moldamos, claro que ainda imperfeitos como somos não moldamos nada mas na condição que Jesus está ele moldou a massa nada por Deus e fez a terra, ele tem mais de 20 bilhoes de anos de evolução ou seja quando ele fez a terra ha 4,5 bilhoes de anos ele já era puro, e como ele era um cristo puro Deus lhe enviou para encarnar entre os homens para servir de modelo e guia, ele não veio para passar por provas e nem expiações e sim somente nos ensinar e encaminhar para Deus, e não veio forçado não srsrs veio cheio de amor infinito que tem por todos nos!! Jesus nos ama infinitamente mas infelismente nos não o aceitamos e condenamos ele a Cruz, ele não veio em sacrificio pois acreditar que Deus faz sacrificio e acreditar em um Deus Tribal, na Cruz ele deu seu ultimo ensinamento que é o perdão!! perdoe sempre, quando ele disse amai - vos uns aos outros como vos amei ele não falou amai só os bons ou os maus, ele falou como um todo, não se esqueçam disso, Deus é amor !!! que Jesus ilumine para que possamos enxergar a verdade

      Excluir
  7. Posso fazer um comentario??

    ResponderExcluir
  8. Existem 3 objetivos básicos para a reencarnação: expiação, prova e missão. Espíritos puros não precisam passar por provas e expiações. Já pagaram o débitos com a consciência divina (expiações) e progrediram ao máximo (provas). Só resta agora eles ajudarem a humanidade evoluir com os seus EXEMPLOS das leis de Deus. Ai vem a reencarnação de missão. O sofrimento de Jesus não foi expiação ou provação, foi o sacrifício mais sublime de todos que é dar a vida por seus amigos e para o bem de toda a humanidade, porque é o maior exemplo de caridade que é Dar-se de corpo e alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc está corretíssimo! O autor desse blog tenta dissuadir totalmente os leigos sobre o espiritismo! MISSÃO meus caros amigos, esta sim é para os espíritos puros, os quais não ficam lá no céu sentado e vendo o tempo passar! Eles trabalham em prol dos irmãos inferiores (nós e outros, pois planetas habitados existem infinitos) O que para nós é um sofrimento extremo, pois somos impuros e imperfeitos, para os espíritos puros, sob a ótica da fé e do amor é algo totalmente diferente! Vc autor desse blog, por favor, não tente, sob a sua leitura e entendimento, tornar os ensinamentos do espiritismo algo que ele não é!

      Excluir
    2. Boa noite, não sei se vc é o mesmo anônimo que tem respondido a alguns posts, mas tamanha a insistência em defender o contraditório é claro para todos os leitores como os espíritas insistem em não querer ver o que é óbvio.

      Aconselho para uma iluminação da mente lerem com mais frequência esses artigos de forma imparcial para entenderem a profundidade dos artigos.

      E claro, o objetivo aqui não é tirar ninguém de crença alguma. Mas, apenas esclarecer pontos doutrinários.

      Paz

      Excluir
    3. Não dá para ficar repetindo a mesma coisa. Por favor, leia novamente os artigos.

      Excluir
    4. Discípula siga os seus próprios conselhos dados aqueles que pensam diferente de você e até sabem mais do que você: leia mais sobre a doutrina espírita e não seja tendenciosa "pinçando" somente o que lhe compraz para endossar o seu preconceito.

      Excluir
  9. Obrigada pela participação de vocês! Sejam sempre bem vindos.

    Amigos(as), existe uma questão muito clara no ensinamento espírita sobre espíritos puros e os não puros. Os puros não reencarnam mais, de acordo com a doutrina espírita. Nesse ponto é que a contradição é evidente.

    É muito louvável tentarmos compreender a opinião uns dos outros. A compreensão de vocês (espíritas) nesse assunto é totalmente passional, e não doutrinária com base nos livros espíritas.

    Com base nos livros espíritas encontramos o ensinamento claro e simples: Espírito puro não reencarna mais, pois já alcançou a perfeição e Espírito bom (segunda ordem) ainda tem provas e expiações a sofrer, pois ainda não alcançaram a perfeição.

    De acordo com esse ensinamento, muito bem explicado nesse artigo, Jesus não poderia ser ao mesmo tempo um espírito puro encarnado, e nem um espírito bom encarnando não tendo nada a pagar.

    Paz e luz em seus caminhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia.
      Espíritos iluminados como Jesus não reencarnam por obrigação, nem para evoluir, mas sim como missionários para trazer luz a quem ainda vive na escuridão.
      Paz e Luz!

      Excluir
    2. Olá, bom dia.
      Espíritos iluminados como Jesus não reencarnam por obrigação, nem para evoluir, mas sim como missionários para trazer luz a quem ainda vive na escuridão.
      Paz e Luz!

      Excluir
    3. Grata pela participação Sonya,

      Sim, vc está certa... um dos objetivos de Cristo foi trazer luz para quem anda nas trevas!

      Glória a Deus nas alturas!

      Paz e luz

      Excluir
  10. Querer resumir a doutrina espírita com esses argumentos é muito simplista, e para leigos e menos esclarecidos com certeza irá ajudar a denegrir e confudir suas cabeças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Houve um pequeno engano quanto à sua percepção ao mencionar esse artigo como "um resumo da Doutrina Espírita". De fato você está certo! Resumir tudo nesse post seria uma pretensão a qual eu não tive a intenção. Esse artigo assim como os outros são para esclarecimentos.

      E não queremos aqui confundir as mentes, mas antes, esclarecer-lhes aquilo que se passa sem ser percebido!

      Excluir
    2. É LAMENTÁVEL AS DISCUSSÕES DE VOCÊS, SE A BÍBLIA DIZ NÃO HÁ NENHUM MEDIADOR ENTRE DEUS E O HOMEM, À NÃO SER JESUS CRISTO, COMO VOCÊS VÃO CHEGAR A DEUS. JÁ QUE ELE NÃO É PERFEITO NO PONTO DE VISTA DE VOCÊS. QUE O SENHOR TENHA MISERICÓRDIA DE VOCÊS.

      Excluir
    3. Nesse caso Jesus não encarnou para expiar nada, Ele é um espírito Crístico, de elevadíssima evolução, não tendo necessidade alguma de encarnar, sendo o governador espiritual da Terra, ele encarnou para cumprir uma missão, que é nos ajudar a alcançar a evolução moral, ele o fez devido a sua inigualável bondade, além dele, outros espiritos evoluidos[nao tanto quanto Ele, é evidente] Também são voluntarios a encarnar para nos ajudar, Gandhi é um exemplo.

      Excluir
    4. Nesse caso Jesus não encarnou para expiar nada, Ele é um espírito Crístico, de elevadíssima evolução, não tendo necessidade alguma de encarnar, sendo o governador espiritual da Terra, ele encarnou para cumprir uma missão, que é nos ajudar a alcançar a evolução moral, ele o fez devido a sua inigualável bondade, além dele, outros espiritos evoluidos[nao tanto quanto Ele, é evidente] Também são voluntarios a encarnar para nos ajudar, Gandhi é um exemplo.

      Excluir
    5. Dicípula, sua afirmação tem como base um ensinamento do Livro dos Espíritos que em princípio esclarece uma questão. Entretanto, os ensinamentos e esclarecimentos espíritas vão além e são muito claros no que diz respeito à característica especial da encarnação de Jesus que, como todos sabemos, teve como fim trazer a Lei de Amor e todos os ensinamentos divinos necessários à devida evolução humana. Por favor, não bata nesta tecla, ignorando o que todos os espíritas sabem e pregam. Jesus encarnou como missionário enviado por Deus com objetivos claros. Sigamos adiante, em clara e objetiva intenção de nos esclarecermos sem causar confusão mental. Por favor, não insista mais neste assunto. Passe adiante.
      Grato.
      Flávio Pinheiro

      Excluir
    6. Olá a vocês... é triste ver com as pessoas tentam negar e negar aquilo que está claramente exposto na doutrina espírita.

      É preciso repetir sim... Se a doutrina espírita ensina que um espírito puro não reencarna mais, como poderia Jesus ser um espírito puro reencarnado?! ô gente... é muito claro! Há um contradição colossal nesse ensinamento espírita.

      Iluminação a todos!

      Excluir
    7. Negativo, a doutrina espírita diz que um espírito evoluído não tem NECESSIDADE de encarnar, imagine, um professor universitário tem necessidade de ir ao jardim de infância? Claro que não, a Terra é isso, uma escola para espíritos pouco evoluídos como nós,entretanto, nada impede um espírito evoluído de encarnar para nos ajudar a alcançar nossa evolução moral e intelectual. Mas essa encarnação é de caráter voluntário, não imposta, pois esse espírito já evoluiu, ele o faz por bondade e amor à humanidade.

      Excluir
    8. Discípula na maioria das respostas do seu blog você é a única que tenta negar que seus estudos foram superficiais e tendenciosos e não ao contrário. Um bom cristão tem humildade e não vejo aqui nenhum "talvez", "pode ser", "vou pesquisar mais". Aqui você só tenta empurrar goela abaixo suas conclusões equivocadas, superficiais e tendenciosas. Se lesse mais sobre a doutrina espírita não ficaria no repeteco se justificando encima de uma única referência bibliográfica somada ao seu entendimento raso sobre o assunto e "metendo" Jesus no meio para gerar uma polêmica desnecessária, a qual, infelizmente vários incautos seguidores do seu blog que se aventuram em concordar com você sem que tenham pesquisado para saber se estás certa ou não.

      Excluir
  11. Queridos amigos e irmãos: S e Jesus Cristo, Filho do Deus Altíssimo é considerado um espirito em evolução naquela época, então o espiritismo desvaloriza todo um trabalho realizado pelos escritores dos evangelhos e desmente categoricamente os escritores que testemunharam as profecias se concretizassem, Esses escritos foram realizados muito antes de Allan Kardec. Será que devemos jogar por terra tudo o que foi escrito muito antes do Sr. Kardec e acreditar apenas no que ele escreveu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, anônimo...amigo você fez uma reflexão proveitosa e importante. Fica aí o questionamento!

      Paz e luz,

      Excluir
    2. Prezado anônimo vamos supor aqui que as conclusões da discípula estejam erradas e que você também não se preocupou em estudar e ler o livro dos espíritos de Allan Kardec, muito menos as demais 4 obras principais da doutrina espírita para checar se são corretas ou incorretas tais afirmações. Como você se sentiria ao descobrir que foi enganado, não por ela, mas por você mesmo por escolher uma fé cega, que nada verifica, em parte também pela sua orientação religiosa ser oposta ao espiritismo? Como você se sentiria? Anexo aqui trecho do LIVRO O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – PÁGINAS 386, 387 e 388 que discorre sobre a A FÉ RELIGIOSA. CONDIÇÃO DA FÉ INABALÁVEL. Talvez você repense a quem segues sem os devidos cuidados.
      "6. Do ponto de vista religioso, a fé consiste na crença em dogmas especiais, que constituem as diferentes religiões. Todas elas têm seus artigos de fé. Sob esse aspecto, pode a fé ser raciocinada ou cega. Nada examinando, a fé cega aceita, sem verificação, assim o verdadeiro como o falso, e a cada passo se choca com a evidência e a razão. Levada ao excesso, produz o fanatismo. Em assentando no erro, cedo ou tarde desmorona; somente a fé que se baseia na verdade garante o futuro, porque nada tem a temer do progresso das luzes, dado que o que é verdadeiro na obscuridade, também o é à luz meridiana. Cada religião pretende ter a posse exclusiva da verdade; preconizar alguém a fé cega sobre um ponto de crença é confessar-se impotente para demonstrar que está com a razão.
      ... A resistência do incrédulo, devemos convir, muitas vezes provém menos dele do que da maneira por que lhe apresentam as coisas. A fé necessita de uma base, base que é a inteligência perfeita daquilo em que se deve crer. E, para crer, não basta ver; é preciso, sobretudo, compreender. A fé cega já não é deste século, tanto assim que precisamente o dogma da fé cega é que produz hoje o maior número dos incrédulos, porque ela pretende impor-se, exigindo a abdicação de uma das mais preciosas prerrogativas do homem: o raciocínio e o livre-arbítrio. É principalmente contra essa fé que se levanta o incrédulo, e dela é que se pode, com verdade, dizer que não se prescreve. Não admitindo provas, ela deixa no espírito alguma coisa de vago, que dá nascimento à dúvida. A fé raciocinada, por se apoiar nos fatos e na lógica, nenhuma obscuridade deixa. A criatura então crê, porque tem certeza, e ninguém tem certeza senão porque compreendeu. Eis por que não se dobra. Fé inabalável só o é a que pode encarar de frente a razão, em todas as épocas da Humanidade. A esse resultado conduz o Espiritismo, pelo que triunfa da incredulidade, sempre que não encontra oposição sistemática e interessada.
      Vamos ver se a discípula vai publicar este texto...

      Excluir
    3. se vc não entender hj pode entender amanha ou daqui 100 anos ou daqui 300 não importa, jesus espera pois não existe tempo em Deus, pois todos somos espiritos imortais, Deus não cria nada para destruir pois ele é Deus e sabe que o que ele cria vai durar para sempre, acreditar que deus cria algo para depois Destruir é acreditar que Deus é imperfeito, a obra dele é perfeita, ele tudo sabe e tudo preve, antes de Criar ele já preve se vai dar certo ou não, se ele criasse algo para destruir ele já o saberia e nem mesmo criava!! pense nisso

      Excluir
  12. Cara querida, como alguém já disse antes, Jesus veio em missão e não expiação. A sua missão foi devida ao amor por nós e para o nosso desenvolvimento, e não a necessidade de encarnar. Análise a questão 132 e comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, obrigada pela participação... De acordo com a DE um espírito puro não reencarna mais e não precisa vir em missão em um corpo encarnado. Sendo assim, ou Jesus era um espírito de 2ª ordem (necessitando ainda de expiação para se tornar totalmente puro)ou é melhor admitir (de acordo com a doutrina espírita) que Jesus não era um espírito puro.

      Há como defender aquilo que não se tem defesa?!

      Excluir
    2. Discípula, digo que sim, tem como defender o que você interpretou errado. Faltou muita pesquisa e estudo da sua parte, pois a doutrina espírita não se resume no livro dos espíritos e sim em outras 4 obras. E não há em nenhuma parte deste livro menção tentando encaixar Jesus e um ou outro tipo de espírito senão o de ordem superior. Se você tivesse lido as outras 4 obras não escreverias 10% do que escrevestes aqui. Já fiz outro comentário e vou reforçar aqui colocando um trecho do LIVRO GÊNESE PÁGINA 393 "SUPERIORIDADE DA NATUREZA DE JESUS" : "Sem nada prejulgar quanto à natureza do Cristo, natureza cujo exame não entra no quadro desta obra, considerando-o apenas um Espírito superior, não podemos deixar de reconhecê-lo um dos de ordem mais elevada e colocado, por suas virtudes, muitíssimo acima da humanidade terrestre. Pelos imensos resultados que produziu, a sua encarnação neste mundo forçosamente há de ter sido uma dessas missões que a Divindade somente a seus mensageiros diretos confia, para cumprimento de seus desígnios. Mesmo sem supor que ele fosse o próprio Deus, mas unicamente um enviado de Deus para transmitir sua palavra aos homens, seria mais do que um profeta, porquanto seria um Messias divino. Como homem, tinha a organização dos seres carnais; porém, como Espírito puro, desprendido da matéria, havia de viver mais da vida espiritual, do que da vida corporal, de cujas fraquezas não era passível. A sua superioridade com relação aos homens não derivava das qualidades particulares do seu corpo, mas das do seu Espírito, que dominava de modo absoluto a matéria e da do seu perispírito, tirado da parte mais quintessenciada dos fluidos terrestres. Sua alma, provavelmente, não se achava presa ao corpo, senão pelos laços estritamente indispensáveis. Constantemente desprendida, ela decerto lhe dava dupla vista, não só permanente, como de excepcional penetração e superior de muito à que de ordinário possuem os homens comuns. O mesmo havia de dar-se, nele, com relação a todos os fenômenos que dependem dos fluidos perispirituais ou psíquicos. A qualidade desses fluidos lhe conferia imensa forca magnética, secundada pelo incessante desejo de fazer o bem."

      Excluir
  13. Esse artigo nao é nada esclarecedor, a evolução espiritual de Jesus Cristo se perde na poeira dos tempos, os mundos no qual ele evoluiu já não existem mais devido ao estágio evulotivo a que chegaram, sob os designios do supremo criador do universo Mestre e que formou o Planeta terra com ajuda dos engenheiros siderais essa formação durou centena de bilhões de anos , ele é o governador espiritual do planeta terra, e tem outra, os espíritos quando encarnam num mundo de expiação e provas nao e somente para expiar e pagar suas dividas vem tambem em missao para ajudar na evolução da humanidade, ex: Buda,Francisco de Assis, Ramatis, Marratha gandhy, Bezerra de menezes, Martinho Lutero, Irmã Dulce, Madre Teresa de Calcutá e muitos outros

    ResponderExcluir
  14. Esse artigo nao é nada esclarecedor, a evolução espiritual de Jesus Cristo se perde na poeira dos tempos, os mundos no qual ele evoluiu já não existem mais devido ao estágio evulotivo a que chegaram, sob os designios do supremo criador do universo Mestre e que formou o Planeta terra com ajuda dos engenheiros siderais essa formação durou centena de bilhões de anos , ele é o governador espiritual do planeta terra, e tem outra, os espíritos quando encarnam num mundo de expiação e provas nao e somente para expiar e pagar suas dividas vem tambem em missao para ajudar na evolução da humanidade, ex: Buda,Francisco de Assis, Ramatis, Marratha gandhy, Bezerra de menezes, Martinho Lutero, Irmã Dulce, Madre Teresa de Calcutá e muitos outros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, seja bem vindo...

      Gente, não dá para ficar aqui no repeteco... A questão é clara. De acordo com a DE um espírito puro não reencarna mais! Bom, Jesus "reencarnou"?(de acordo com a doutrina espírita), então ele era um espírito impuro.

      Vamos ser objetivos! Sem blablablá!

      Excluir
    2. Corrigindo: as suas conclusões não são sobre o que prega a doutrina espírita. O que você fez foi ler parte do livro dos espíritos de Allan Kardec e encaixar Jesus no que supostamente aprendeu sobre puros e impuros. Se você ler as 5 obras principais da doutrina espírita não tenho dúvidas que terás que refazer todo o texto que publicou. Se és estudiosa de verdade dedicarás tempo igual ao que te dedicas a bíblia para ler sobre o espiritismo para depois ter mais convicção do que pretendes escrever sobre o assunto.

      Excluir
    3. Jesus não evoluiu na terra o mundo onde Jesus evoluiu nem existe mais a bilhoes de anos, quando a terra foi formada jesus já era um espirito Puro foi ele mesmo que se encarregou de construir a terra pois todos somos co criadores, Deus cria ou seja ele cria a massa e nos moldamos, claro que ainda imperfeitos como somos não moldamos nada mas na condição que Jesus está ele moldou a massa nada por Deus e fez a terra, ele tem mais de 20 bilhoes de anos de evolução ou seja quando ele fez a terra ha 4,5 bilhoes de anos ele já era puro, e como ele era um cristo puro Deus lhe enviou para encarnar entre os homens para servir de modelo e guia, ele não veio para passar por provas e nem expiações e sim somente nos ensinar e encaminhar para Deus, e não veio forçado não srsrs veio cheio de amor infinito que tem por todos nos!! Jesus nos ama infinitamente mas infelismente nos não o aceitamos e condenamos ele a Cruz, ele não veio em sacrificio pois acreditar que Deus faz sacrificio e acreditar em um Deus Tribal, na Cruz ele deu seu ultimo ensinamento que é o perdão!! perdoe sempre, quando ele disse amai - vos uns aos outros como vos amei ele não falou amai só os bons ou os maus, ele falou como um todo, não se esqueçam disso, Deus é amor !!! que Jesus ilumine para que possamos enxergar a verdade

      Excluir
  15. A questão em si resume no simples fato do entendimento das palavras, Reencarnação e Encarnação. Jesus Encarnou uma única vez na Terra para deixar o exemplo veio em missão. Ele não precisou REENCARNAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      Amigo, leia novamente o artigo com atenção e verás a clareza da exposição dos fatos. Obrigada por participar,

      Abraços fraternos,

      Excluir
  16. Acredito, que só vamos de fato saber o que acontece realmente , depois que morrermos! Enquanto vivos, ou encarnados só temos suposições! E desejo muita paz a todos, independente do credo religioso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô coisa boa, amigo! Desejamos a você também muita paz. Obrigada pela sua participação.

      Excluir
  17. Nem li! Será que era isso que Jesus realmente queria? Essa intransigência dos evangélicos? E por que os evangélicos condenam tanto o espiritismo? O espiritismo prega o amor e a caridade, por que isso não é de Deus? Me perdoem, mas os evangélicos são inflexíveis e facilmente manobráveis por pastores que dizem pregar a palavra de Jesus, quando na verdade pregam o culto ao materialismo exacerbado e a segregação daqueles que não acreditam nos dogmas da igreja evangélica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oxente... mas o que é que é isso?! Como vc pode falar daquilo que não leu? Esse é o verdadeiro preconceito. Falar de algo que não se sabe por manter uma mente fanatizada.

      Vc deu um ótimo exemplo de intransigência, i.e, sai falando e defendendo o que não sabe.

      Mas nem tudo está perdido, vc disse que o Espiritismo prega amor e caridade. Sim nesse ponto vc está certíssimo e esse é um dos pontos muito positivos do Espiritismo.

      Sim, amigo, vc pediu perdão e está perdoado(a)! Até porque assim como vc viu que há evangélicos bitolados vc também se comportou como uma pessoa bitolada.

      Quanto aos pastores mercenários... não se esqueça que Kardec também falou de médiuns trapaceiros e mercenários que usam suas supostas faculdades mediúnicas para enganar os outros.

      Esse engano tem em todo o lugar e no meio evangélico tá demais, viu?! Gente enganando e gente se permitindo ser enganada! Mas cada qual dará conta de si mesmo a Deus.

      Excluir
    2. Ah, antes que eu me esqueça leia "Espiritismo condena outras crenças?"

      http://examedadoutrinaespirita.blogspot.com.br/2011/07/espiritismo-condena-outras-crencas.html

      Excluir
  18. Discípula!!! Kkkkkkkkkkk vá estudar gafanhota! Não entende nada e o povo tentando explicar a " discípula"! Kkkkkkk vou fazer pipoca!!! Alguém quer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa noite, já estudei o suficiente para afirmar com propriedade o que está escrito nos artigos.

      O que tem nesse blog é um manancial de luz e esclarecimentos. Coma suas pipocas ao embalos da leitura das matérias aqui postadas!

      Excluir
    2. Discípula, permita-me discordar dos seus estudos. Decerto pelo preconceito enraizado "velado" nas suas palavras e conclusões você não se deu ao trabalho de pesquisar a fundo toda a obra espírita e o resultado é um texto superficial, cheio de vícios e pobre de referência bibliográfica. Dizer que estudou suficientemente e com o ar de "dona da verdade" só reforça o quão longe estás de ser um verdadeira estudiosa do assunto e, principalmente, uma verdadeira cristã.

      Excluir
  19. Discípula!!! Kkkkkkkkkkk vá estudar gafanhota! Não entende nada e o povo tentando explicar a " discípula"! Kkkkkkk vou fazer pipoca!!! Alguém quer?

    ResponderExcluir
  20. A paz de Deus !!
    Sigo a biblia leio todos os dias e tenho muito que aprender ainda, cada palavra que leio é viva sinto uma felicidade infinita que nem sei como explicar, acredito em cada palavra santa e verdadeira que lá está escrita, procura não criticar e nem julgar a doutrina de ninguém, mais a pessoa está sempre batendo na mesma tecla ESPÍRITO PEFEITO NÃO ENCARNA E NEM REENCARNA MAIS a pessoa afirma que está escrito no livro e que essa é a doutrina, e eu acredito que a doutrina tem que ser uma só santa e verdadeira, geralmente que está de fora diz que enxerga melhor acho que é um caso de se pensar, eu procuro seguir a doutrina de Jesus Cristo único santo que esteve na terra em carne e osso filho de Deus enviado por ele, e independente da doutrina que as pessoas sigam que todos sejam abençoado por Deus pai todo poderoso e não cabe a nós julgar.
    Fiquem na santa paz de Deus amém!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz de Deus, Rosangela, obrigada por participar! Vc é uma iluminada e transmite muita paz, sabedoria e simplicidade. Que as bênçãos do Senhor Jesus esteja com vc e todos nós aqui!

      Excluir
  21. SEUS AGENTES DO DEMÔNIO A MISSÃO DE VOCÊS AQUI NA TERRA SÃO DE DENEGRIR O NOME DO FILHO DE DEUS QUE VEIO PARA SALVAR TODOS NOS INCLUSIVÉL VOCÊS ESPIRITAS,SO SENDO MESMO PESSOAS DESPROVIDAS DE INTELIGENCIA PARA ACREDITAR EM QUE UM LUNATICO FRUSTADO COMO HIPPOLYTE LÉON QUE CHEGOU A FAZER UM PACTO COM SATANAS,EXTRANHO SE OS ESPIRITAS NÃO ACREDITAM EM SATANAS COMO VOCÊS EXPLICAM O PACTO QUE HIPPOLYTE FEZ COM O DIABO ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, anônimo. Amigo (a) todos aqui tem liberdade para se expressarem. Mas o seu comentário está um tanto quanto exagerado. Nossos pontos de vistas podem ser diferentes, mas não significa que devemos faltar com o respeito ao nosso próximo.

      Não podemos permitir que a cegueira do fanatismo continue provocando animosidade.

      Nesse exato momento vou direcionar uma oração em seu favor para que o seu espírito se acalme e você encontre a luz de Jesus!

      Na fé

      Excluir
    2. O amigo poderia informar onde está escrito que o Sr. ‎Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec) fez o tal pacto com o diabo? Aproveito para perguntar: de quem Satanás é filho? Se a resposta que ele é filho de Deus então devemos entender que Deus se "equivocou" e/ou foi "enganado" ao criar e/ou ser traído pelo referido ser. E que também Deus não é infinitamente bom, pois teria criado um ser devotado eternamente ao mal. Traga a fonte (confiável) do tal pacto e aí poderemos desenvolver as idéias com calma, pois por trás de toda a revolta e animosidade existe sempre alguém inseguro incapaz de se aprofundar no tema e com medo de ser desmascarado pela verdade.

      Excluir
  22. Aqui vamos falar da ordem dos Espíritos puros, almas que já passaram por todas as escalas, que já subiram a escada de Jacó e gozam da felicidade sem mácula, da tranqüilidade de consciência imperturbável. Já reuniram toda as experiências e são dotados da mais pura moral, da mais profunda filosofia e da mais elevada ciência; têm domínio sobre todas as coisas e a natureza lhes obedece, por conhecerem todas as leis que governam e dirigem a criação. Não estão sujeitos mais a reencarnação na Terra; entretanto, se porventura, alguns deles tiver que vir animar um corpo físico por vontade do Criador, está sempre disposto a cumprir a vontade de Deus. Seu nascimento às vezes se reveste de condições especiais ou situações de paranormalidade, que o homem comum não pode entender, por lhe faltarem, ainda, sentidos e discernimento sobre esse campo elevado.

    A pureza que essa ordem de Espíritos adquiriu lhes confere um campo de assistência muito grande aos seus iguais e lhes dá completa cobertura na sua missão, de maneira que a sua vontade será feita em todos os sentidos da tarefa espiritual. No entanto, é bom que compreendamos que eles, os Espíritos puros, não chegaram a esse estados de doações sem merecimentos; as bênçãos do Criador são iguais para todos os Seus filhos, não obstante, a maturidade é que nos faz aproveitar mais a presença de Deus dentro de nós.

    O Cristo foi um desses que pisou na Terra, por misericórdia do Pai Celestial, cuja filosofia espiritual confundiu até aos mais sábios de sua época, por mostrar e viver conceitos nunca antes vistos e vividos. Essa herança divina nos trouxe uma esperança grandiosa, porque nos mostrou os caminhos por onde deveremos passar para alcançar a felicidade.

    Os Espíritos puros já não estão ligados às coisas materiais; somente amam e trabalham em favor da harmonia, ajudando aos homens onde estiverem, inspirando-os para o Amor e para a Fraternidade. Todos os seus traços de entendimento falam da caridade, aquela que muda os homens e conscientiza as criaturas de que tudo que existe pertence a Deus e que somos meros instrumentos das leis do Senhor.

    Todas as leis dos homens vão ceder lugar à única lei, que se chama Fraternidade. Quando o alicerce for esse, seremos realmente todos irmãos, não somente nas palavras, mas também na vivência, respirando o ar onde sopra o vento do Amor, fazendo desaparecer todas as exigências, para que o bem verdadeiro domine todos os corações. Para a Terra chegar a ser morada de Espíritos puros, é necessário que mude muita coisa, e serão essas mudanças que irão atraí-los, de maneira que o bem se instale no planeta, o paraíso, onde o mal não caiba mais. Para tanto, devemos trabalhar todos os dias, movimentando todos os companheiros de boa vontade, esquecer melindres, perdoar a todos os momentos que forem preciso e orar constantemente, para não cairmos em faltas que possam nos desviar dos objetivos de Nosso Senhor Jesus Cristo; aquele de “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos’’. Os Espíritos puros gozam de inalterável felicidade, e a nossa maior alegria é de algum dia chegar lá e viver com eles”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, grata pela sua participação. Leia o artigo de forma imparcial, amigo e entenderás com clareza o que foi esclarecido.

      Iluminação a ti

      Excluir
  23. Não entendo essa soberba de alguns cristãos que acreditam ser o senhor do saber.O espírita é um adorador de Jesus Cristo,assim como o evangélico,católico,etc.Cada um expõe seu amor a sua maneira...Alguns gritam,outros choram,cantam, fazem jejum,oram baixinho,fazem leitura bíblica. Cada um ama a Cristo a sua maneira, é triste um cristão que repele um leigo assim,se nem ele mesmo conhece a doutrina...Amigo,trabalhe o seu espírito,evangelize sempre mostrando que Deus pode ser visto de várias formas,mas que é um só.Vamos dissipar a paz, o respeito,o amor e a tolerância entre as religiões,é isso que é ser cristão.

    ResponderExcluir
  24. Não entendo essa soberba de alguns cristãos que acreditam ser o senhor do saber.O espírita é um adorador de Jesus Cristo,assim como o evangélico,católico,etc.Cada um expõe seu amor a sua maneira...Alguns gritam,outros choram,cantam, fazem jejum,oram baixinho,fazem leitura bíblica. Cada um ama a Cristo a sua maneira, é triste um cristão que repele um leigo assim,se nem ele mesmo conhece a doutrina...Amigo,trabalhe o seu espírito,evangelize sempre mostrando que Deus pode ser visto de várias formas,mas que é um só.Vamos dissipar a paz, o respeito,o amor e a tolerância entre as religiões,é isso que é ser cristão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite, grata por participar. As pessoas tentam, como temos visto aqui, ignorar o tema central que é a exposição de um assunto delicado trazendo pontos que não tem nada a ver com tema. Por que falar de intolerância e soberba quando o próprio Kardec chama outras crenças de ridículas?!

      Aqui estamos apenas esclarecendo um ponto muito problemático em um dos ensinamentos espíritas. É triste ver que há pessoas com dificuldade na interpretação de pontos claros e simples da DE.

      Fé e Iluminação

      Excluir
  25. Paz de Cristo a todos, eu gostei mt desse blog ele é mto esclarecedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, obrigada pela sua participação. Fico feliz por você ter tido a bênção do esclarecimento. Se vc ainda não leu, continue lendo os outros artigos. Eles também podem te ajudar a ter mais iluminação e assim, vc crescerá mais em conhecimento.

      Vc alcançou o objetivo desse blog: Esclarecimento!

      Fé e Iluminação mais e mais

      Excluir
  26. Agradeço a todos vcs, leitores, por comentarem! Paz e luz a todos nós. Amém!

    ResponderExcluir
  27. Se Jesus morreu pelos meus pecados, e se o aceito como único e suficiente salvador, e me arrependo de todas as coisas ruins que fiz, porque preciso evoluir nesta e em outras vidas? Só a morte de Jesus não seria o bastante? Creio que o sacrifício dele já foi o suficiente. A bíblia diz que cabe o homem morrer apenas uma vez (Hb 9:27)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adma... Verdade, o Sacrifício de Jesus Cristo foi suficiente! Como diz 1 Pedro 3.18 "Pois Cristo também foi sacrificado uma única vez por nossos pecados, o Justo pelos injustos, com o propósito de conduzir-nos a Deus; morto, de fato, na carne, mas vivificado no Espírito"

      Excluir
  28. Prezada Discípula de Cristo. Fiquei com uma dúvida sobre a explicação sobre "Quem é Jesus para os espíritas?" De qual literatura espírita foi retirada tal afirmação? Pergunto-lhe isso, pois, para mim, a resposta à pergunta da introdução trata-se somente da sua opinião pessoal que, infelizmente, não traduz o que explica a doutrina espírita. Ao tentar encaixar Jesus no contexto explicado somente no "Livro dos Espíritos" sem se aprofundar nos demais livros de Allan Kardec, chegou-se a uma conclusão equivocada de que Jesus é diferente para cada religião. Para um melhor aprofundamento do seu estudo venho, gentilmente, sugerir-lhe que você (e os leitores do vosso blog) baixe(m) em PDF os principais livros escritos por Kardec (A Gênese, O Livro dos Espíritos, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e O Inferno e O Livro dos Médiuns) e depois busque(m) a palavra "Jesus" no campo busca de cada documento. Assim será possível rapidamente encontrar tudo o que Kardec, codificador da doutrina espírita, esclareceu sobre Jesus sem que seja necessário ler todos os livros. Nessa pesquisa, caso você ou alguém “pegue” algo que o espiritismo tenha comentado ou explicado que seja totalmente diferente do que foi realizado e pregado por Jesus, peço encarecidamente que informe o livro, a página, copie o texto controverso e desenvolva a argumentação que justifique o eventual erro. Assim procedendo será possível abrir uma “discussão” mais aprofundada com menos chances de obtermos conclusões precipitadas e até erradas. No mais parabéns pela iniciativa e desejo votos que a sua busca pela verdade seja bem sucedida. Boa leitura!

    LIVRO GÊNESE PÁGINA 393 "SUPERIORIDADE DA NATUREZA DE JESUS" - Sem nada prejulgar quanto à natureza do Cristo, natureza cujo exame não entra no quadro desta obra, considerando-o apenas um Espírito superior, não podemos deixar de reconhecê-lo um dos de ordem mais elevada e colocado, por suas virtudes, muitíssimo acima da humanidade terrestre. Pelos imensos resultados que produziu, a sua encarnação neste mundo forçosamente há de ter sido uma dessas missões que a Divindade somente a seus mensageiros diretos confia, para cumprimento de seus desígnios. Mesmo sem supor que ele fosse o próprio Deus, mas unicamente um enviado de Deus para transmitir sua palavra aos homens, seria mais do que um profeta, porquanto seria um Messias divino. Como homem, tinha a organização dos seres carnais; porém, como Espírito puro, desprendido da matéria, havia de viver mais da vida espiritual, do que da vida corporal, de cujas fraquezas não era passível. A sua superioridade com relação aos homens não derivava das qualidades particulares do seu corpo, mas das do seu Espírito, que dominava de modo absoluto a matéria e da do seu perispírito, tirado da parte mais quintessenciada dos fluidos terrestres. Sua alma, provavelmente, não se achava presa ao corpo, senão pelos laços estritamente indispensáveis. Constantemente desprendida, ela decerto lhe dava dupla vista, não só permanente, como de excepcional penetração e superior de muito à que de ordinário possuem os homens comuns. O mesmo havia de dar-se, nele, com relação a todos os fenômenos que dependem dos fluidos perispirituais ou psíquicos. A qualidade desses fluidos lhe conferia imensa forca magnética, secundada pelo incessante desejo de fazer o bem."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo. Veja, o artigo foi baseado em uma pesquisa acurada e minuciosa sobre a contradição desse ensinamento. Jesus sendo "espírito puro encarnado"? Como, se a própria doutrina diz que espírito puro não reencarna? E como um espírito reencarnado (que ainda está expiando) não teria nada, absolutamente nada a pagar?!

      Essa é a contradição que está em evidência nesse artigo. Os espíritas insistem em não ver. Mas isso já é com cada um!

      Obrigada pela participação

      Excluir
  29. Evangelho segundo o espiritismo capitulo um, cristo, 4

    ResponderExcluir
  30. Primeiro procure a palavra "exceção" no dicionário, depois conversamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde diz na Codificação que há exceção para que um 'espírito puro" reencarne? A exceção está sendo feita pelos defensores, e não pela literatura espírita de Kardec.

      Excluir
  31. Infelizmente é isto que está acabando com a paz no mundo,essa intolerância toda com as religiões.Os evangélicos são de um fanatismo que nem se discute.Gostaria,com toda sinceridade,que após meu desencarne,ter a permissão para assistir o desencarne de um evangélico,o seu desligamento do corpo material,e ver qual seria sua reação diante da vida após a morte...Ver seus familiares a lamentar e chorarem desolados,enquanto o espírito fica ali transtornado,tentando entender,tentando mostrar que está ali,que não morreu......Pena que não será considerado um espírito para os evangêlicos ,mas sim um Demônio!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa é intolerância, outra é exposição de um assunto. Não confunda. Mas se tal crença fosse verdade, não precisaria ninguém desencarnar para ver o que há no lado de lá. Todos já se lembrariam dos erros pregressos a ponto de corrigi-los e não cometê-los novamente. Mas reza a crença espírita que todos reencarnam sem memória. Tem um artigo aqui falando sobre Reencarnar sem memória. Creio que seu comentário combina muito com outro artigo.

      Obrigada pela participação, Ana.

      Excluir
  32. Jesus antes de ser Cristo, reencarnou inumeras vezes, mas não foi na Terra, pois ele veio a criá-la muito depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Halley, bom, não é o que a Bíblia nos diz. Mas, pela doutrina espírita, Jesus estava aqui encarnado, portanto, expiando pelos seus erros pregressos não podendo ser ao mesmo tempo um "espírito puro encarnado".

      Grata pela participação

      Excluir
  33. Somente alguém perfeito poderia pagar o preço da redenção dos pecados da humanidade. A premissa espirita diz: Quem esta encarnado não é perfeito e precisa fazer expiação pelas vidas passadas. Portanto esse Jesus que a doutrina espirita prega não era perfeito, estava encarnado. Se não era perfeito, então não poderia pagar o preço pelos pecados da Humanidade. Mas como sempre existe um "mas", que não passa de uma gambiarra, para explicar o inexplicável o jesus dos espiritas era perfeito.
    Jesus, é Deus encarnado, é o Deus Pai, Filho e Espirito Santo,os três são UM. Portanto, a expiação pelos nossos pecados foram feitas pelo nosso próprio Criador, na pessoa de Cristo que sempre foi perfeito. Ele fez isso por amor e sem exigir nada em troca, apenas que creiamos no que ele nos ensinou, portanto se a salvação é dom gratuito de Deus, então a reencarnação para "pagar pelos pecados de vidas passadas pregada pelos espíritas NÃO faz sentido, pois invalidaria o Sacrifício de Jesus Cristo, ou seja, Jesus teria se sacrificado à toa, ou na melhor das hipóteses o sacrifício de Cristo seria apenas um "atalho", pois as sucessivas reencarnações teriam o mesmo resultado da expiação feita por Cristo.
    O Criador não quer que sigamos doutrinas de homens, mas que venhamos a crer na Sua Palavra que é fiel e verdadeira e esta disponível para toda a humanidade de toda raça, língua e credo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo. Vejo que você é uma pessoa conhecedora da Palavra de Deus. Você entendeu perfeitamente essa questão contraditória que o Espiritismo ensina: "espírito puro encarnado" uma vez que um suposto "espírito puro" não reencarnaria mais. Portanto, como você mencionou, o Jesus ensinado por eles não era perfeito, nem puro.

      Excluir