Espiritismo diz: Jesus não é Deus – Parte 3 (As Palavras de Jesus provam sua divindade?)

Sim! As palavras de Jesus provam sua divindade! Nesse artigo vamos examinar como o Espiritismo tenta desacreditar a deidade de Cristo usando parcialmente certas passagens bíblicas (muitas foram citadas, mas as duas abaixo, destacadas em vermelho,  resumem toda a argumentação que é repetidamente usada). E como o livro Obras Póstumas não tem o hábito de analisar profundamente o contexto dessas citações bíblicas, vamos fazer isso agora.

Objeção: “Se Jesus, ao morrer, entrega sua alma às mãos de Deus, é que ele tinha uma alma distinta de Deus, submissa a Deus. Logo, ele não era Deus”. (OP, pag 163, FEB)

Resposta: Jesus entregou sua alma a Deus, o Pai, portanto continuou sendo Deus Filho da mesma forma! A palavra Deus na Bíblia se refere tanto ao Pai (1 Co 8.4,6; Ef 4.6  ); ao Filho (Jo 1.1; 20.28; Fp 2.6; Hb 1.8,9) e ao Espírito Santo (At 5.3,4; 7.51 compare com o  Sl 78.18,19). O problema dos Unitarianos (Espíritas, Testemunhas de Jeová e etc) é que confundem as três Pessoas. Acreditam que a palavra Deus se refere somente ao Pai e quando vêem passagens como a citada em OP não sabem diferenciar sobre quem o texto está falando e por isso fazem confusão.

Objeção: “Noutro capítulo, dirigindo-se a seus discípulos, diz: “Nesse dia, reconhecereis que estou em meu Pai e vós em mim e eu em vós.” (S. João, 14:20.) Destas palavras, não há concluir-se que Deus e Jesus são uma única entidade, pois, de outro modo, também se teria de concluir, das mesmas palavras, que os apóstolos e Deus eram um”. (OP, pag 166, FEB)

Resposta: Mas nessa passagem Jesus não está dizendo que Ele e o Pai são uma mesma pessoa.  Ele estava se referindo a união de propósitos, pensamentos e atitudes. Ele falou estou e não sou o Pai: “estou em meu Pai e vós em mim e eu em vós”. Cristo não disse eu sou o Pai. Dá para notar a diferença?

Filho de Deus

Diferentemente de João 14.20, Jesus em  João 10.30 usou a expressão  “Eu e o Pai somos um”, e o  modo como foi dito por Ele é totalmente singular.  Disse claramente: “tudo o que o Pai faz eu faço igualmente” (Jo 5.19). Em momento algum  Cristo disse: “Os apóstolos e o Pai são um”, e muito menos: “O que o Pai faz os apóstolos fazem igualmente”.

Observando ainda que quando Jesus diz “eu e o Pai somos um” os judeus quiseram apedrejá-lo, e Ele pergunta: “por qual obra me apedrejais?”; os judeus respondem: “por obra alguma, mas pela blasfêmia porque sendo tu homem te fazes Deus a ti mesmo” (Jo 10.32,33). Tamanha acusação por parte dos judeus é porque no entendimento judaico a expressão filho significa participação e igualdade. Ao falar dessa forma Jesus mostrava Sua igualdade com o Pai. E em momento algum Ele corrigiu os contradizentes dizendo: “vocês  estão entendendo errado”. Muito pelo contrário, Ele  mantém sua atitude e postura até o fim. Não há passagem em que Ele tenha corrigido algum pensamento “estranho” dos outros com relação a Si mesmo. E vai mais além  se declarando o “Eu Sou”(Jo 8.58) , uma referência direta a Êx 3.14. Por isso os judeus ficaram aterrorizados acusando-O de blasfêmia.

Em João 5.17-18 lemos: “E Jesus respondeu: Meu Pai trabalha até agora , e eu trabalho também.  Por isso os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus”. Tanto os judeus opositores como o próprio apóstolo João entenderam essa filiação divina de Jesus que o colocava em igualdade com o Pai, pois João escreve no  capítulo 1.1 “No principio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus”.

No cap 19.7 diz: “Responderam-lhe os judeus: Nós temos uma lei, e, segundo a  nossa lei, deve morrer, porque se fez Filho de Deus”.  Ou seja, a partir do momento que Jesus se declarava o Filho de Deus estava mostrando sua origem divina. Ele não era um mero humano, mas sim o próprio Deus encarnado na pessoa do Filho: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”. (Jo 1.14)

Filho do Homem


Até mesmo quando Jesus se declara “o Filho do homem” estava se referindo a algo muito além de sua humanidade. A observação a seguir é muito interessante:
“Ao contrário da crença popular, ‘Filho do homem’ não se refere originalmente à humanidade de Jesus. Pelo contrário, trata-se de uma alusão direta a Daniel 7.13,14: ‘Em minha visão à noite, vi alguém semelhante a um filho de homem, vindo com as nuvens dos céus. Ele se aproximou do ancião e foi conduzido à sua presença. Ele recebeu  autoridade, glória e o reino; todos os povos, nações e homens de todas as línguas o adoraram. Seu domínio é um domínio eterno que não acabará e seu reino jamais será destruído.’

Veja, portanto, o que Jesus faz quando aplica a si mesmo a expressão “Filho do Homem”. Estamos diante de alguém que se aproxima de Deus, na sala do trono celestial , alguém a quem é concedida autoridade e domínio universais. Isso faz de ‘Filho do homem’  um título de grande exaltação e não de mera humanidade.” [1]

Outra análise:

“É muito comum a idéia de a expressão ‘Filho do Homem’ ser usada em referência à humanidade de Jesus, assim como a expressão contrária, Filho de Deus, remeter à sua divindade. Acontece que a realidade é o oposto. O Filho do Homem era uma figura divina no livro de Daniel, no Antigo Testamento, que surgiria no final do mundo para julgar a humanidade e reinar para todo o sempre. Portanto , autodenominar-se Filho do Homem, seria ,na verdade, reivindicar para si a divindade.” [2]

Além disso, Jesus se diz capaz de perdoar pecados nos evangelhos sinóticos, algo que só Deus pode fazer. Jesus aceita que lhe dirijam orações e adoração. Ele diz: “quem, pois, me confessar diante dos  homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus”. O julgamento final baseia-se na tomada de posição do individuo perante Jesus por este ser Deus. Como você pode ver, há todo tipo de material nos sinóticos relacionados à divindade de Cristo, que em João se torna mais explícito. [3]

Moisés escreveu sobre Ele


O Senhor Jesus afirmou algo muito importante em João 5.46,47: “Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele.  Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?”

Onde Moisés escreveu sobre Jesus no Pentateuco? Vejamos algumas passagens:

Deus aparece a Moisés

Êx 3.13,14: Moisés perguntou: “Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: “Qual é o nome dele?” Que lhes direi?” 

Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês”.

Agora vamos analisar o que Jesus disse em João 8.58: “Respondeu Jesus: Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!”

Deus aparece a Abraão

“Sendo pois Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito” Gn 17.1

Jesus afirma que foi Ele próprio que apareceu a Abraão:  “Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se.” Jo 8.56  


Adoração

Nos livros escritos por Moisés vemos que somente Deus pode ser adorado, e Jesus recebeu adoração de várias pessoas e nunca se opôs a isso. Se Jesus não fosse Deus não poderia receber adoração, pois estaria induzindo pessoas a adorarem “outro” Deus.

Êx 20.3-5 “Não terás outros deuses diante de mim.  Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.  Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem.”

“E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo”.  Mt 2.2

“Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. prostrando-se, o adoraram ; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra”.  Mt 2.11

“E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-o , dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me”.  Mt 8.2

“E os que estavam no barco (os discípulos) o adoraram , dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus”!   Mt 14.33

“Ela, porém, veio e o adorou , dizendo: Senhor, socorre-me”!  Mt 15.25

“Então, afirmou ele: Creio, Senhor; e o adorou.   Jo 9.38

Como vimos, quando olhamos para o Novo Testamento fica mais clara ainda  a doutrina da divindade de Cristo. Tanto o comportamento de Jesus diante das pessoas que O adoraram como suas palavras acerca de Si mesmo mostram que ele tinha plena consciência de quem era: Deus!

*****************************************************************************
Bibliografia:
[1] [2] [3] Em Defesa de Cristo, pags 37, 38, Vida.

Atualizado: Maio/2016

Licença Creative Commons
O trabalho Espiritismo diz Jesus não é Deus - Parte 3 (As Palavras de Jesus provam sua divindade?) de Discípula de Cristo foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

4 comentários:

  1. Leia cada vez mais o você descobrirá muitas outras verdades, ou melhor você descobrirá muitas mentiras atrás da teologia. sugestão de leitura.
    O que Jesus Disse ? o que Jesus Não Disse ? - Bart D. Ehrman

    A partir da leitura e compreensão você poderá começar a discutir sobre Religião, Biblia e principalmente Espiritismo, vejo que seu conhecimento é bem limitado.

    ResponderExcluir
  2. vc é ridículo ainda perdi meu tempo lendo isso vc deve estar é preocupado em receber seus dízimos vc deve ser mais um fanático religioso que só pensa em dinheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... a finalidade desse artigo é promover o esclarecimento do assunto. Nada mais que isso.

      Paz e luz em seus caminhos,

      Excluir
  3. Olá a todos,

    Como foi exposto nessa série, temos fontes documentais extra bíblicas que comprovam a crença dos primeiros cristãos. Cada um crê naquilo que lhe convém. Mas distorcer todo um ensinamento por "achologia" não é coerente.

    Conhecimento limitado é quando uma pessoa não sabe o que afirma e nem cita fontes documentais que comprovem o que se está sendo dito. O que não é o meu caso. Aqui cito muita fonte documental.

    Para refletir, se o que os escritores antigos escreveram não é algo que deve ser levado em consideração, porque "O que Jesus disse, o que Jesus Não Disse ?" Bart D. Ehrman, séculos depois deve ser considerado?!

    Paz e luz

    ResponderExcluir