Espiritismo, Ciência e Galileu Galilei

Veremos nessa matéria que algumas revelações científicas espirituais foram atribuídas no livro espírita “A Gênese” à Galileu Galilei .Esse foi  um cientista brilhante de seu tempo. Foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano que teve um papel preponderante na chamada revolução científica.[1] Mas depois de séculos,estando no plano espiritual, parece que ele já não era mais o mesmo como vamos ver a seguir:

Os Satélites de Júpiter:

“Decorrido um século, em 1609, Galileu, natural de Florença, inventa o telescópio; em 1610, descobre os quatro (1) satélites de Júpiter e lhe calcula as revoluções; reconhece que os planetas não têm luz própria como as estrelas, mas que são iluminados pelo Sol; que são esferas semelhantes à Terra; observa-lhes as fases e determina o tempo que duram as rotações deles em torno de seus eixos, oferecendo assim, por provas materiais, sanção definitiva ao sistema de Copérnico.” (A Gênese,cap 5, nº 12, grifo nosso).

De fato, quando era vivo ele descobriu os quatro satélites de Júpiter, e isso foi algo revolucionante para época! Lembrando que ele não tinha um telescópio potente como os que existem hoje. Portanto sua conclusão era perfeitamente coerente. Mas depois de séculos ele estaria mantendo essa mesma opinião?

Uma vez que ele já estava fora do corpo, poderia ter contado de forma precisa quantidade de satélites. Afinal, ele estava no espaço sideral. Poderia ir e vir rapidamente sem qualquer obstáculo, mas... então vemos uma nota da editora espírita: (1) Nota da Editora, à 16ª edição, de 1973: Depois de Galileu, os astrônomos descobriram mais oito; são conhecidos atualmente, portanto, 12 satélites de Júpiter (4 deles com movimento retrógrado). (A Gênese,cap 5, nº 12).

Observação: já foram descobertos muitos outros satélites desse planeta.
 
O anel de Saturno:

“A diferença consiste em que o anel de Saturno se formou, em todas as suas
partes, de moléculas homogêneas, provavelmente já em certo estado de
condensação (...).Desde a época da sua formação, esse anel se solidificou, do mesmo modo que os outros corpos planetários.” (A Gênese, cap 6. Nº 27, grifo nosso).

Saturno não tem um anel sólido como pensava o espírito do suposto cientista, mas seus anéis, segundo pesquisadores são compostos por água congelada, grãos mineiras de densidade mais alta, pedaços de rochas e poeira espacial. Nada solidificado!

A falta de satélites em Marte:
 “O número e o estado dos satélites de cada planeta têm variado de acordo com as condições especiais em que eles se formaram. Alguns não deram origem a nenhum astro secundário, como se verifica com Mercúrio, Vênus e Marte (2).”(A Gênese, cap 6,nº 26, grifo nosso).
Porém,  15 anos depois tiveram que acrescentar uma nota de rodapé nesse mesmo livro a respeito dessa questão 26: “(2) Nota da Editora: Em 1877, foram descobertos dois satélites de Marte: Fobos e Deimos.” (A Gênese, cap 6, nº 26, grifo nosso).

Os habitantes da lua:

Kardec lançou uma teoria bem curiosa: “Esta teoria da Lua (...). O hemisfério inferior , o único que vemos, seria desprovido de tais fluidos e, por isso, impróprio à vida que, entretanto, reinaria no outro. Se, pois, o hemisfério superior é habitado, seus habitantes jamais viram a Terra, a menos que excursionem pelo outro, o que lhes seria impossível, desde que este carece das condições indispensáveis à vitalidade.” (A Gênese, cap 6, nº 25, grifo nosso).

Analisando bem,  o suposto  Galileu poderia ter orientado melhor o codificador, caso fosse realmente ele que estivesse se comunicando, caso reencarnação existisse. Será que séculos depois, desencarnado,  não saberia dizer   se a lua era ou não habitada? Essa é uma questão para ser refletida.


A Via láctea

“Podem contar-se por uma trintena de milhões os sóis que, à sua semelhança, gravitam nessa imensa região, afastados uns dos outros de mais de cem mil vezes o raio da órbita terrestre. (1) Mais de 3 trilhões e 400 bilhões de léguas.”(A Gênese , cap 6, nº33, FEB).


Vejamos, se o suposto antigo cientista conseguiu calcular os trilhões e bilhões à esquerda e à direita dos sóis porque  não contou  com a mesma precisão os satélites de Júpiter? Como não conseguiu ver que os anéis de Saturno não são sólidos? Nem ver que a lua não tinha nenhum habitante para corrigir o codificador? Como não viu as duas luas de Marte?

Conclusão:

Essas  revelações astronômicas do suposto espírito Galileu estavam bem equivocadas.
O verdadeiro Galileu contribuiu muito para o desenvolvimento do método científico, inventou a balança hidrostática, compasso geométrico, termômetro de Galileu e o precursor do relógio de pendulo.[2] Seria um insulto à sua pessoa atribuir essas comunicações do além a ele.





Atualização: Maio/2016

Licença Creative Commons
A obra  Espiritismo, Ciência e Galileu Galilei de Discípula de Cristo foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.

Um comentário:

  1. "Essa foi uma constatação realmente estrondosa! O suposto antigo cientista conseguiu calcular os trilhões e bilhões à esquerda e à direita dos sóis e não contou com a mesma precisão os satélites de Júpiter? Não conseguiu ver direito que os anéis de Saturno não são sólidos? Nem ver que a lua não tinha nenhum habitante para corrigir o codificador? E que Marte tinham satélites ?
    "

    Eeeeeita!... menina Inteligente!
    :)

    ResponderExcluir