O objetivo do blog:

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6)
“E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” ( João 8.32)

 fotoseimagens.etc.br


Esse blog tem como um dos objetivos propor uma reflexão sobre alguns conceitos, ensinos e doutrinas  espíritas, como também avaliar algumas críticas feitas pelo Espiritismo  à Bíblia.  

É importante esclarecer que os temas tratam a ideologia e jamais   a pessoa adepta da crença.



************************************************************************************



Os dois versículos no início da página apontam para uma conclusão bem clara: não existe meio para se chegar ao Pai celestial sem Jesus Cristo. Para se chegar ao Pai é preciso conhecer o caminho, e o caminho é Jesus Cristo, o Filho de Deus. Ele é o único caminho e não há outro meio de salvação! 

E é na Bíblia Sagrada que vamos encontrar informações legítimas sobre a pessoa, vida e obra de Jesus. Por diversas vezes encontramos o Mestre dizendo:

“Examinais as escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.” João 5:39

“Respondeu-lhes Jesus: errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.”  Mateus 22:29

“E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.” Lucas 24.27

"santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade." João 17.17

Por isso cremos que “O Evangelho de Cristo é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê” (conf. Romanos 1.16). Se o Mestre deu tanta importância à Palavra de Deus, também devemos dar. Se ela é o meio pelo qual encontramos esclarecimentos sobre Ele, devemos fazer como os bereianos em Atos 17. 

Eles conferiram nas Escrituras se o que Paulo dizia era do jeito que ele estava falando mesmo! Assim nós precisamos fazer: conferir, examinar. 

Essa atitude é de extrema importância, pois Jesus disse certa vez: “Se vocês não acreditarem que eu sou morrereis em vossos pecados” (João 8.24)  Crer em um Jesus diferente daquele descrito na Bíblia é perigoso, pois  coloca em risco a salvação do indivíduo. Acreditar em outro evangelho é igualmente perigoso porque estará apontando para uma mensagem diferente daquela registrada na Palavra de Deus.

Por isso é preciso muito cuidado. Temos que estar em estado de alerta constante. Já estamos no final dos tempos.

“Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;  e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.

Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade,mas se voltarão às fábulas.    


Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério”   2 Timóteo 4.3-5


Atualização: Maio/ 2016

12 comentários:

  1. Olá minha amiga!
    Parabens pelo teu belo trabalho. Só não achei o botão "seguir". Gostaria de ser um seguidor deste teu blog. Poderemos compartilhar nossas experiencias e fazer um trabalho em conjunto. mPaz e sucesso.

    Antonio Carlos Popinhaki

    ResponderExcluir
  2. Olá, friend! Obrigada pelo incentivo. Vou colocar esse botão aqui... sabe como é né? Tô começando agora, tenho que ir com calma, rsrs.

    Deus o abençôe.

    ResponderExcluir
  3. Ola Amiga estou de passagem vim dar uma espiadinha ....parabens pelo blog ficou muito bom

    abraços de seu amigo sabino

    ResponderExcluir
  4. Ah obrigada, Sabino.... passe sempre aqui, tá? Vc será sempre bem vindo.

    Em Cristo,

    ResponderExcluir
  5. Oi Sarah!

    Teu blog está ótimo. Continue postando histórias que façam as pessoas refletirem.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Linda Sarah. Aqui te deixo a minha expressão de admiração pelo que rediges, és Excelente, minha irmã. O SENHOR te acompanhe sempre.

    ResponderExcluir
  7. QUANTA BOÇALIDADE EM SITE TÃO BONITO.

    O Espiritismo usa a Bíblia com respeito e a palavra espiritismo foi escrita a primeira vez em 1857 e não na Bíblia em que aparece sempre a palavra espírito.

    A Bíblia não condena o Espiritismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite amigo anônimo... seja sempre bem vindo ao nosso blog. Te aconselho a ler o artigo "Espíritas e Evangélicos acreditam no mesmo Jesus?" Ah... esse artigo dá o que falar!!! É o mais lido aqui do blog.

      Aproveite pegue o embalo e também leia também os outros artigos. Dessa forma você terá uma iluminação e vai entender com mais clareza o porquê desse blog se chamar "Exame da Doutrina Espírita".

      Paz e Luz!

      Excluir
  8. Tem como vc dar uma atualizada ?

    ResponderExcluir
  9. Sim, amigo anônimo. Hoje o nosso Blog Exame da Doutrina Espírita foi atualizado.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Vc já frequentou Centro Espírita e integrou suas atividades ativamente?
    Interessante sua iniciativa, mas parece que vc apresenta textos sem grandes argumentos teológicos, apenas "repete" o que já ouviu talvez em pregações em sua igreja, mas (desculpe-me) sem grande profundidade.
    Fui nascido e criado numa igreja pentecostal e talvez por meu perfil questionador, aproximei-me da doutrina espírita, pesquisando indiretamente a mais de um ano. Neste ano decidi frequentar um Centro e partipar dos estudos e reuniões públicas. Tenho encontrado convergências entre a doutrina e a teologia cristã. No meu caso, talvez eu esteja fazendo o caminho inverso ao seu, e ESTUDANDO e ANALISANDO CALMAMENTE a doutrina espírita encontrei muito mais lógica e sensatez que muitas afirmações teológicas da igreja.
    O caminho é Jesus. O caminho não é a bíblia (embora importante), nem a teologia e nenhum tipo de religião. As leis divinas são para todos, independentemente da religião escolhida.
    Muita paz!

    ResponderExcluir